HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
Mais dadosA triagem clínica do doador de sangue é uma etapa crucial para a segurança transfusional, garantindo que o doador esteja apto à doação. A determinação do nível de hemoglobina (Hb) é um indicador primário da condição de saúde do doador. A identificação de doadores com níveis adequados de Hb é fundamental para prevenir a anemia pós-doação e, consequentemente, resguardar a saúde do indivíduo que contribui para o estoque de sangue. Neste contexto, a precisão e a confiabilidade dos métodos de determinação de Hb utilizados nos serviços de hemoterapia são importantes. Um método rápido, preciso e de fácil execução não apenas otimiza o fluxo de trabalho na sala de coleta, mas também assegura que a triagem seja feita de maneira segura e eficiente.
ObjetivosEste trabalho tem como objetivo apresentar uma análise comparativa dos métodos de triagem de hemoglobina, discutindo sua eficácia na identificação de doadores aptos e sua contribuição para a segurança do doador de sangue.
Material e métodosFoi realizado um estudo comparativo avaliando os equipamentos de determinação de Hemoglobina durante a rotina de doação de sangue. Foram utilizados os equipamentos Horiba ABX Micros ES60 (analisador hematológico padrão-ouro); Orsense, sistema não invasivo de medições de hemoglobina no sangue; o analisador hematológico portátil (CampoLab Fresenius Kabi). O estudo incluiu 106 participantes, sendo 51 do sexo masculino (48,1%) e 55 do sexo feminino (51,9%), com idade média de 35,9 anos.
Discussão e conclusãoO sistema não invasivo demonstrou uma acurácia de 93,97% para a hemoglobina, em comparação com 92,33% do analisador portátil, tomando o Horiba como padrão-ouro. A análise estatística, que incluiu o coeficiente de correlação de Spearman, mostrou uma correlação de 0,63 para hemoglobina entre o Orsense e o Horiba, e 0,86 entre o CompoLab e o Horiba. A análise estatística com a metodologia de Bland-Altman e o coeficiente de correlação de Spearman indicou resultados insuficientes para a hemoglobina. Não foi significativa a diferença de concordância entre os valores de hemoglobina obtidos pelos equipamentos Horiba e Orsense, Horiba e CompoLab, e Orsense e CompoLab. O sistema não invasivo atende aos requisitos básicos da rotina, como acurácia para valores dentro dos padrões de referência e facilidade de manuseio. No entanto, foram observadas limitações, como a não detecção de parâmetros para doadores com dedos finos e erros, o que exigiu a repetição dos exames. A acurácia observada e o conforto promovido aos doadores através do sistema não invasivo agregam na justificativa para a sua implementação na triagem de doadores.




