HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
Mais dadosA Hemorrede Regional é composta por múltiplas Agências Transfusionais (ATs), com perfis distintos quanto à estrutura, recursos humanos e maturidade técnica, além de consumo e complexidade do atendimento hemoterápico prestado. A heterogeneidade entre os serviços e a demanda contínua por atualização técnico-gerencial motivaram a criação de um modelo de capacitação remota, escalável e de baixo custo, utilizando ferramentas gratuitas da plataforma Google.
ObjetivosDescrever a construção e a implementação parcial de um programa remoto de capacitação técnico-gerencial das ATs da Hemorrede Unicamp, com base em recursos integrados da suíte Google (Sites, Forms, Drive, Meet, Classroom e YouTube), destacando sua viabilidade, funcionalidade e potencial de replicabilidade.
Material e métodosFoi desenvolvido um ambiente virtual unificado no Google Sites, com conteúdos organizados por módulos temáticos. O site hospeda vídeos, materiais de apoio, formulários de avaliação e links para ferramentas complementares. Os materiais foram elaborados com base em diretrizes do Programa Nacional de Qualificação da Hemorrede do Ministério da Saúde (PNQH/CGSH/DAET/SAES/MS), adaptadas à realidade da rede regional. Avaliações são realizadas via Google Forms e os encontros síncronos e tutorias por Google Meet. Uma plataforma do Google Classroom foi desenvolvida e disponibilizada para as ATs com as videoaulas do programa.
ResultadosA plataforma foi disponibilizada e validada pelos instrutores do programa como projeto-piloto que relataram facilidade de acesso, clareza dos conteúdos e utilidade prática dos materiais. Observou-se uma oportunidade de maior uniformização de condutas, integração entre equipes e redução de dúvidas operacionais. A estrutura modular do site permite a navegação intuitiva e o uso assíncrono dos recursos.
DiscussãoO uso da suíte Google demonstra ser uma solução estratégica para ampliar o acesso à qualificação em contextos com restrições orçamentárias. A familiaridade dos usuários com os recursos digitais favorece a adoção do modelo. A estrutura modular permite personalização dos percursos formativos conforme o perfil da AT. A experiência reforça a importância da educação permanente como ferramenta de gestão e a viabilidade de utilização de recursos pela internet, contribuindo para o fortalecimento da segurança transfusional e da qualidade dos serviços.
ConclusãoA estratégia adotada pelo Hemocentro Unicamp demonstra que é possível estruturar uma plataforma de capacitação remota de baixo custo, com alto potencial de replicabilidade. O uso da suíte Google demonstrou ser uma solução viável, econômica e funcional para capacitação remota em saúde pública. A continuidade do projeto prevê a expansão da utilização do Google Classroom para outras estratégias educacionais e o potencial uso do modelo para outras regiões da Hemorrede.




