Compartilhar
Informação da revista
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
ID - 903
Acesso de texto completo
TRANSFUSÃO DE CONCENTRADO DE HEMÁCIAS EM PACIENTES GRANDES QUEIMADOS EM HOSPITAL ESPECIALIZADO EM TRAUMA
Visitas
19
EP da Silveira, MS Fernandes, MM Rodrigues, TD Ghilardi, MF Wohlenberg, AK Frohlich
GHC, Porto Alegre, RS, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 47. Núm S3

HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo

Mais dados
Introdução

O uso de concentrado de hemácias (CH) no paciente queimado é necessário, mas sua racionalização também se torna imprescindível e essencial para aperfeiçoar os recursos disponíveis no setor de hemoterapia. Para isso o uso dos ensinamentos do Gerenciamento de Sangue do Paciente (PBM, do inglês Patient Blood Management), uma abordagem baseada em evidências, centrada no paciente, sistemática e multidisciplinar, é fundamental. Utilizando também do protocolo de reserva de sangue no pré-operatório conforme a literatura baseada no Maximum Surgical Blood Order Schedule (MSBOS) e da própria experiência do hospital conseguiu-se organizar mais adequadamente o uso de hemocomponentes no setor de queimados do hospital.

Objetivos

Avaliar o número de unidades de CH transfundidas em pacientes com grau de queimadura acima de 20% da superfície corporal, bem como o uso de ferro endovenoso e eritropoetina neste hospital, especializado no atendimento a vítimas de trauma e referência em pacientes queimados no Rio Grande do Sul.

Material e métodos

Foram analisados retrospectivamente dados referentes ao número de transfusões realizadas no período de janeiro a março de 2025. Os parâmetros avaliados foram: cirurgias (desbridamento e enxerto), número de CH transfundidos, grau de queimadura dos pacientes e uso de ferro endovenoso (EV). O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa do GHC, n° 7.243.233. Verificamos a relação entre a cirurgia no paciente queimado com o total de cirurgias do hospital, bem como a relação entre o número de unidades transfundidas no hospital pelo número de unidades transfundidas em pacientes queimados (MSBOS).

Resultados

No período de janeiro a março 1.801 pacientes estavam internados neste hospital de trauma, sendo que 48 pacientes eram queimados (2,7%). Foi transfundido um total de 833 unidades de CH no hospital neste período e transfundidas 230 unidades em pacientes queimados (27,5%). O total de cirurgias no mesmo período foi de 1.810 com 84 cirurgias de queimados (4,6%). Pacientes queimados foram os que mais transfundiram no transoperatório e na sala de recuperação apresentando uma média de transfusão de 1.5 unidades por paciente, com MSBOS² de 2. Cabe ressaltar o uso de ferro EV (PBM) em que das 407 administrações no hospital, 230 foi em pacientes queimados (56,5%).

Discussão e conclusão

Os pacientes queimados receberam transfusão de CH para melhora da hemostasia e para sua recuperação. Os procedimentos de desbridamento em queimados aumentam o sangramento destes pacientes e consequentemente a utilização de CH.Entretanto, a administração de ferro EV durante a internação possibilita um incremento da hemoglobina destes pacientes no pré operatório, impactando diretamente no número de unidades transfundidas no trans e pós-operatório. O PBM e cálculo do MSBOS ajudam a otimizar a utilização de hemocomponentes. A transfusão em pacientes queimados, uso de ferro EV e eritropoetina são fatores que corroboram para melhora do quadro clínico do paciente.

Referências

O uso do PBM e MSBOS ajuda a racionalizar o uso de sangue no hospital, mormente numa unidade de queimados. A avalição da reserva de CH para cirurgias com os parâmetros recomendados internacionalmente em conjunto com a experiência das especialidades responsáveis pelas cirurgias junto com as diretrizes do PBM desenvolve protocolos que sejam específicos para a realidade do serviço, priorizando a segurança transfusional.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas