Compartilhar
Informação da revista
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
ID - 307
Acesso de texto completo
SEVERIDADE DA INFECÇÃO POR SARS-COV-2 DURANTE A GESTAÇÃO: RELATO DE CASO E ANÁLISE DA EXPRESSÃO GÊNICA COM IMPLICAÇÕES MATERNO-FETAIS
Visitas
17
FC Ambrozima, JF Florianob, JC Gazolaa
a Santa Casa de Ourinhos, Ourinhos, SP, Brasil
b Universidade Estadual Paulista, Botucatu, SP, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Resume
Texto Completo
Baixar PDF
Estatísticas
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 47. Núm S3

HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo

Mais dados
Introdução

A infecção pelo SARS-CoV-2, agente etiológico da COVID-19, trouxe desafios consideráveis à saúde pública, principalmente em relação ao manejo clínico de populações vulneráveis, como gestantes. O presente estudo teve como objetivo relatar e discutir um caso acompanhado pela Santa Casa de Misericórdia de Ourinhos/SP e os parâmetros laboratoriais observados pelo grupo de pesquisa do impacto materno-infantil causado pela infeção da COVID-19, com o intuito de levar mais informações sobre o vírus e as medidas cabíveis para preservar a saúde do binômio materno-fetal.

Descrição do caso

Gestante de 37 anos, com 28 semanas e 5 dias de gestação, diagnosticada com COVID-19 e acompanhada durante o curso da doença até o parto, ocorrido sem intercorrências clínicas relevantes. A paciente apresentou sintomas respiratórios moderados, necessitando de oxigenoterapia, e foi diagnosticada com diabetes gestacional. Durante a internação, foram implementadas condutas clínicas e obstétricas conforme protocolos de enfrentamento à COVID-19 em gestantes. Foi realizada uma análise da expressão gênica do plasma da paciente, por meio da metodologia de microarray (Kit miRNeasy Serum/Plasma Advanced - Qiagen). Os dados revelaram expressão aumentada de genes relacionados à angiogênese, atividade mitótica e resposta imune, com destaque para os genes miR-382-3p, miR-493-3p e miR-154-3p, os quais demonstraram elevação expressiva em comparação com gestantes não infectadas e com comorbidades. Tais genes possuem associação com lesões endoteliais, distúrbios cardiovasculares e remodelamento celular, sugerindo que a infecção viral pode desencadear alterações epigenéticas duradouras com potenciais repercussões maternas e neonatais a médio e longo prazo.

Conclusão

A gravidez é um período de constantes transformações fisiológicas e anatômicas e, embora as gestantes não sejam consideradas mais acometidas pela COVID-19 – quando comparadas à população geral – infecções virais, como a SARS-CoV-2, podem impactar de forma grave no curso da gestação, acarretando implicações, como pré-eclâmpsia, prematuridade, sofrimento fetal e morte perinatal. Identificamos um possível biomarcador (gene relacionado) para o impacto da doença no longo prazo que pode alterar função cardíaca, vascular e microvascular, podendo levar a paciente futuramente a evoluir com patologias como: Infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral e distúrbio cardiológico crônico.

Texto Completo

Referências:

Rondelli GPH, Jardim DMB, Hamad GBNZ, et al. Assistência às gestantes e recém-nascidos no contexto da infecção COVID-19: uma revisão sistemática. DESAFIOS-Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins. 2020;7:4874.

Cheng TH, Shang Q, Li EK, Li M. THU0179 Mir-382–5p targeting il-33 gene as biomarker to predict subclinical atherosclerosis progression in patients with early rheumatoid arthritis. Ann Rheum Arthritis. 2018;77(Suppl. 2):308.1-308.

Tambe M, Pruikkonen S, Mäki-Jouppila J, et al. Novel Mad2-targeting miR-493-3p controls mitotic fidelity and cancer cells’ sensitivity to paclitaxel. Oncotarget. 2016;7:12267-85.

Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas