Compartilhar
Informação da revista
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
ID - 698
Acesso de texto completo
SARCOMA DE KAPOSI APÓS TRANSPLANTE DE CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOIÉTICAS ALOGÊNICO: UM RELATO DE CASO
Visitas
25
ACK Torrani, CDPM Castillo, DR Martins, MA Furlanetto, AA Paz, LDC Rigoni, SN Amaral, FF Scherer, LMR Silla, LE Daudt, CC Astigarraga
Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Porto Alegre, RS, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Resume
Texto Completo
Baixar PDF
Estatísticas
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 47. Núm S3

HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo

Mais dados
Introdução

O herpesvírus humano 8 (HHV-8) é um vírus com baixa infectividade, transmitido por gotículas, e que possui soroprevalência variável, sendo mais comum em países africanos e na região do Mediterrâneo. O sarcoma de Kaposi (SK) é uma neoplasia endotelial associada ao vírus HHV-8, cuja apresentação clássica é caracterizada por múltiplas lesões pigmentadas, planas ou elevadas, indolores e sem desaparecimento à pressão. O SK é mais comum em pacientes com imunossupressão, como no caso da síndrome da imunodeficiência adquirida. No transplante de órgãos sólidos ou no transplante de células-tronco hematopoéticas (TCTH), o SK pode ocorrer de forma iatrogênica. O objetivo deste relato é descrever um caso de SK após TCTH alogênico.

Relato de caso

Paciente do sexo masculino, 50 anos, negro, com diagnóstico prévio de leucemia/linfoma T do adulto, variante linfomatoide, submetido a TCTH alogênico aparentado HLA-idêntico em novembro de 2023. Em fevereiro de 2025, em vigência de imunossupressão com prednisona e sirolimo por doença do enxerto contra hospedeiro crônica (DECHc) de trato gastrointestinal (TGI) baixo, o paciente apresentou pápula eritemato-violácea, de consistência firme e bem delimitada, em bolsa escrotal, sem vasos à dermatoscopia e sem outras lesões cutâneas. Foi realizada biópsia por punch, com exame anatomopatológico demonstrando proliferação vascular/endotelial atípica sob a forma de nódulo dérmico, com positividade para o HHV-8 na imuno-histoquímica, compatível com sarcoma de Kaposi. Realizou-se estadiamento com PET-CT e endoscopia digestiva, sem outros locais acometidos. O paciente, então, foi diagnosticado com sarcoma de Kaposi localizado, e foi realizada a redução da imunossupressão e iniciado o acompanhamento com a dermatologia. Até agosto de 2025, a paciente não apresentou novas lesões sugestivas de SK.

Conclusão

Até 2022, foram descritos menos de 50 casos de SK em pacientes submetidos a TCTH. A incidência estimada é de 0,05% no TCTH autólogo, e de 0,17% no TCTH alogênico. Pode apresentar-se como forma localizada, geralmente mucocutânea, ou multissistêmica, acometendo principalmente pulmões e TGI. O tratamento varia conforme a extensão da doença, incluindo redução ou retirada da imunossupressão, exérese da lesão (se superficial e localizada), quimioterapia sistêmica, antivirais como cidofovir e foscarnete, e interferon. Apesar dos poucos relatos existentes, o SK parece apresentar prognóstico favorável na população submetida a TCTH.

Texto Completo

Referências:

CESARMAN, Ethel; CHADBURN, Amy; RUBINSTEIN, Paul G. KSHV/HHV8-mediated hematologic diseases. Blood, The Journal of the American Society of Hematology, v. 139, n. 7, p. 1013-1025, 2022.

CESARMAN, Ethel et al. Kaposi sarcoma. Nature reviews Disease primers, v. 5, n. 1, p. 9, 2019.

CESARO, Simone et al. Incidence and outcome of Kaposi sarcoma after hematopoietic stem cell transplantation: a retrospective analysis and a review of the literature, on behalf of infectious diseases working party of EBMT. Bone marrow transplantation, v. 55, n. 1, p. 110-116, 2020.

Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas