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Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
ID – 1686
Acesso de texto completo
RELATO DE EXPERIÊNCIA: CAMPANHA “SIM PRA VIDA” – CRIATIVIDADE E EMPATIA NA DOAÇÃO VOLUNTÁRIA DE SANGUE ‒ HEMOCENTRO DE UBERLÂNDIA-MG
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PSdA Fernandes
Fundação Hemominas, Contagem, MG, Brasil
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Vol. 47. Núm S3

HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo

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Introdução

Este trabalho objetivou descrever, por meio de relato de experiência, a campanha do Hemocentro de Uberlândia, intitulada “SIM PRA VIDA”, produzida pela captação para contornar um período crítico de comparecimentos registrado em abril de 2025. Compartilhar a relevância das ações da captação na mobilização de doadores de repetição, em face do reconhecimento e valorização de sua contribuição contínua e também a importância das iniciativas voltadas para a adesão de novos candidatos ensejando a ampliação e manutenção do banco de doadores.

Materiais e métodos

Foram criadas artes publicitárias com emojis divertidos, buscando relacionar satisfação pessoal e positividade ao ato de doar sangue, para produção de um banner em lona (2,0×1,5 m), exposto para interação e registro da presença em fotos e, também, dois tipos de adesivos para distribuição em vinil (6,5×6,5 cm). Aos candidatos de primeira vez, foram entregues adesivos com a frase “MEU PRIMEIRO SIM PRA VIDA!”, e aos candidatos de repetição, adesivos com a frase “EU DIGO SIM PRA VIDA!”. A impressão dos materiais foi custeada pela Hemominas. Para divulgação, a unidade contou com o apoio da imprensa local e, estrategicamente, da publicação de fotos pelos próprios doadores nas redes sociais. Os perfis dos participantes foram registrados pelo atendimento, possibilitando contabilizar dados da ação.

Resultados

A campanha produziu um aumento significativo de doadores em um período de baixo fluxo, devido a baixas temperaturas e alta incidência de problemas respiratórios na comunidade. Os candidatos presentes ultrapassaram o percentual de 90% da meta mensal e verificou-se mais de 20% de doadores de primeira vez, em cada um dos meses apurados (maio e junho). Os doadores demonstraram satisfação com a campanha durante as abordagens. A utilização dos adesivos funcionou como um estímulo simbólico, promovendo o sentimento de pertencimento e reforçando a importância de doar sangue.

Discussão

A estratégia de reconhecimento e engajamento utilizando pequenos símbolos visuais, como os adesivos, mostrou-se eficaz para motivar os doadores, principalmente em um cenário adverso marcado por doenças que costumam reduzir o fluxo de candidatos. A segmentação clara entre doadores de primeira vez e repetição permitiu direcionar ações específicas e personalizadas, fortalecendo o vínculo e incentivando a fidelização. Além disso, a campanha contribuiu para aumentar a visibilidade, ajudando a sensibilizar novos públicos. Ainda assim, a manutenção da iniciativa a longo prazo requer planejamento contínuo de ações semelhantes, empatia e criatividade.

Conclusão

A campanha “SIM PRA VIDA” foi eficaz para aumentar a captação de doadores em um período crítico, promovendo tanto a entrada de novos doadores quanto a retenção dos repetitivos. A distribuição dos adesivos foi um recurso simples, porém significativo, que reforçou a identidade do doador e estimulou o compromisso com a causa. A experiência reforça a importância de estratégias criativas e humanizadas na captação de sangue, especialmente em tempos de baixa adesão, e destaca a necessidade de fortalecer o relacionamento com os doadores para garantir a sustentabilidade dos estoques sanguíneos.

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Hematology, Transfusion and Cell Therapy
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