Compartilhar
Informação da revista
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
ID – 2625
Acesso de texto completo
PRINCIPAIS CAUSAS DE INAPTIDÃO DE DOADORES DE SANGUE NO POSTO DE COLETA DE SOROCABA DA COLSAN – ASSOCIAÇÃO BENEfiCENTE DE COLETA DE SANGUE
Visitas
19
AIGL Yossida, RDBI Silva, DL Tavares, CP Arnoni, LdCS Ribeiro
Associação Beneficente de Coleta de Sangue (COLSAN), São Paulo, SP, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 47. Núm S3

HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo

Mais dados
Introdução

A triagem clínica é etapa fundamental para garantir a segurança do doador e do receptor. A análise das principais causas de inaptidão permite direcionar ações de prevenção, educação e melhoria dos processos. Este trabalho apresenta os principais motivos de inaptidão, visando subsidiar estratégias para reduzir índices e otimizar a captação de doadores.

Objetivos

Avaliar as principais inaptidões clínicas na triagem clínica – Posto de Coleta Sorocaba da COLSAN – Associação Beneficente de Coleta de Sangue, considerando as causas e o perfil de acordo com o gênero do doador.

Material e métodos

Estudo descritivo, retrospectivo, realizado com base nos dados registradas em unidades de coleta da COLSAN entre janeiro de 2024 a abril de 2025.

Discussão

Foram registradas 3582 inaptidões na triagem, sendo doadores do sexo feminino 54% e doadores do sexo masculino 46%. As principais causas de inaptidão são: uso de medicamentos (18%), procedimento endoscópico/colonoscopia (16,4%), tatuagem/ piercing/maquiagem definitiva (10%), relação sexual de risco (8,3%) e hipertensão arterial (6,2%). A prevalência maior de inaptidão do sexo feminino foram: procedimento endoscópico/ colonoscopia, tatuagem/ piercing/maquiagem definitiva, relação sexual de risco, hematócrito baixo, infecção/febre, cirurgia temporária 1 mês, queixas inespecíficas, pulso alterado, doença do sangue temporária, doença cardíaca, antecedente de neoplasia, procedimento estético, doença reumática, doença endócrina. A prevalência maior de inaptidão no gênero masculino foram: uso de medicamento, procedimento endoscópico/ colonoscopia, relação sexual de risco, hipertensão arterial, antecedente de malária, doença cardíaca, uso de drogas e convulsão. As outras causas de inaptidão são similares entre doadores do sexo feminino e do sexo masculino.

Conclusão

A análise detalhada das inaptidões dos doadores de sangue deve ser realizada com rigor, especialmente durante a triagem clínica, a fim de garantir a segurança e a eficácia do processo de doação, protegendo tanto os doadores quanto os receptores.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas