HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
Mais dadosAs comunidades quilombolas são grupos remanescentes de quilombos que enfrentam diversos problemas de saúde, como a anemia, podendo ser por traço genético como a anemia falciforme, pela carência simples ou em conjunto de nutrientes como o ácido fólico, vitamina B12 e ferro.
ObjetivosVerificar a prevalência de anemia em adultos de uma comunidade quilombola do nordeste brasileiro.
Material e métodosTrata-se de um estudo transversal com 46 pacientes quilombolas acima de 18 anos de idade. Foram coletados dados como: idade, sexo e amostra biológica para as análises bioquímicas (Ferro, Transferrina, Ferritina, Ácido Fólico-AF e Vitamina B12-VB12) e dados hematológicos (hemograma completo). Para considerar anemia, utilizou o valor de referência disponível em literatura (mulheres-hemoglobina ≤ 12 g/dL e homens-hemoglobina ≤ 13 g/dL), da mesma forma para considerar a deficiência de AF, VB12 e metabolismo do ferro, utilizou-se o valor de referência presente na bula do fabricante (AF ≤ 3,89 ng/mL, VB12 ≤ 197 pg/mL, Ferro ≤ 33 µg/dL, Ferritina-homens ≤ 30 ng/mL e mulheres ≤ 13,0 ng/mL e IST < 16%). Os dados foram apresentados em formato de proporção e média (±DP). Este estudo possui aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, com número de parecer de 7.430.738.
ResultadosDos 46 participantes estudados, 34% eram pertencentes ao sexo feminino, com média de idade de 44,92 (±19,66) anos. Destes, 16 pessoas (34,78%) apresentaram anemia, sendo 02 (12,5%) por deficiência de ferro e 08 (50%) por deficiência de folato. Não houve deficiência de VB12 e 06 casos de anemia não foram carenciais.
Discussão e conclusãoNeste estudo foi possível observar alta prevalência de anemia carencial, onde a principal causa foi a deficiência de ácido fólico. A principal hipótese para a redução dos níveis de folato nessa comunidade é a ingestão nutricional reduzida de alimentos que contêm o nutriente, como folhas verdes, frutas, dentre outros. O ácido fólico é essencial para a homeostase hematológica, deficiências de folato e vitamina B12 podem causar anemia devido ao aumento do comprometimento da síntese do DNA e da maturação celular, principalmente no processo da eritropoiese. Trata-se, porém, de uma amostra de participantes pequena; logo, análises futuras deverão ser realizadas com número maior de pessoas; assim como devem incluir a investigação de outras causas de anemia, como as hemolíticas hereditárias.




