Compartilhar
Informação da revista
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
ID – 1553
Acesso de texto completo
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS DOADORES DE SANGUE NA COLSAN - ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE DE COLETA DE SANGUE
Visitas
30
LCS Ribeiro
Colsan - Associação Beneficente de Coleta de Sangue, São Paulo, SP, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 47. Núm S3

HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo

Mais dados
Introdução

Estudo observacional, descritivo e retrospectivo, com análise de dados provenientes de sistemas informatizados de 10 unidades fixas da COLSAN incluindo coletas externas. Foram avaliadas no período de janeiro de 2024 a abril de 2025 as seguintes variáveis: gênero, faixa etária, tipo de doador, escolaridade e etnia.

Objetivos

Traçar o perfil epidemiológico dos doadores de sangue atendidos pela COLSAN em 2024, correlacionando dados sociodemográficos, padrões de doação e descarte sorológico na COLSAN - Associação Beneficente de Coleta de Sangue.

Material e métodos

Gênero: Predominância do masculino (53,6%), faixa etária: maior concentração entre 40-49 anos (28%), seguida por 30-39 anos (26%) e 18-29 anos (24%), tipo de doação: distribuição equilibrada entre repetição (34,9%), primeira vez (32,8%) e esporádicos (32,3%), escolaridade: 46,4% com ensino médio completo; 37,4% com ensino superior completo, etnia: Predominância branca (78,2%), seguida por parda (10,8%) e negra (10,4%).

Discussão e conclusão

Os dados indicam um perfil de doador concentrado em indivíduos com nível educacional médio a superior, predominantemente homens brancos de meia-idade. A alta proporção de doadores de primeira vez e esporádicos evidencia a necessidade de políticas de fidelização. Demonstra que o acolhimento tem papel fundamental na experiência do doador. A análise do perfil epidemiológico aliada a indicadores de qualidade e segurança permite à gestão dos serviços de hemoterapia tomar decisões baseadas em evidências. Este trabalho reforça a importância de abordagens integradas para melhorar a experiência do doador e fortalecer a base de doadores regulares.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas