Compartilhar
Informação da revista
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
ID – 2416
Acesso de texto completo
PACIENTES FAZENDO USO DO MEDICAMENTO DARATUMUMABE QUE DESENVOLVERAM ANTICORPOS APÓS TRANSFUSÃO DE SANGUE
Visitas
18
EP Araujo, M Valvasori
Grupo Gestor de Serviços de Hemoterapia – Grupo GSH, São Paulo, SP, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 47. Núm S3

HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo

Mais dados
Introdução

O Mieloma múltiplo é uma proliferação neoplásica das células plasmática, caracterizada por níveis muito altos de imunoglobulina de origem monoclonal. DALINVI® é um anticorpo monoclonal (mAB) humano IgG que se liga à proteína CD38 expressa em nível alto na superfície de células em diversas doenças hematológicas malignas, incluindo células tumorais de Mieloma Múltiplo. A proteína CD38 tem várias funções tais como adesão mediada por receptor, sinalização e atividade enzimática. Os anticorpos ou imunoglobulinas são fabricados em laboratórios e designados para funcionar da mesma maneira que os anticorpos naturais e tem como alvo uma única e específica proteína na superfície das células de câncer, também chamadas de “terapias alvo”.

Descrição do caso

Objetivo: Levantamento estatístico de pacientes com diagnóstico de Mieloma Múltiplo, fazendo uso do medicamento Daratumumab e que desenvolveram anticorpo irregular.

Material e métodos

As amostras de paciente são encaminhadas ao laboratório referência antes de iniciarem a administração do medicamento. De acordo com o protocolo, são realizadas as fenotipagens estendida para os principais sistemas de grupo sanguíneo RHCE+K, Kidd, Duffy, MNS, tipagem ABO/RhD e pesquisa de anticorpo irregular, teste de antiglobulina direto. As fenotipagens são realizadas em gel teste com soros comerciais, P.A.I em gel testes Liss coombs e Enzima e hemácias selecionadas de cordão umbilical, caso necessário hemácias tratadas com DTT 0,2M. Os resultados dos testes imuno-hematológicos são válidos por 7 dias, e novos testes são realizados posterior a este período. Resultado: 204 amostras de pacientes com diagnóstico de Mieloma Múltiplo foram envidas ao laboratório, identificado 3 anticorpos irregulares: 1 anti-K, 1 anti-E, e 1 anti-Leb, 25 amostras apresentaram teste de antiglobulina positivo e auto controle positivo, nestas amostras realizado painel de hemácias com o eluato, sendo os resultados negativo, o restante das amostras não apresentaram anticorpo irregular.

Discussão

Os dois pacientes que desenvolveram anticorpos anti-K, anti-E, não foram respeitadas a fenotipagem RHCE+K nas transfusões, mesmo o laboratório ter seguido o protocolo, houve falha ao selecionar a bolsa a ser transfundida pela agência transfusional, o paciente que desenvolveu anti-Leb, não havia sido realizada a fenotipagem para o sistema Lewis, por este ser um sistema de menor significado clínico, geralmente estes anticorpos são de classe IgM e não causam reações transfusionais e nem doença hemolítica do feto e recém- nascido (DHFN).

Conclusão

Pacientes com diagnóstico de Mieloma Múltiplo, que irão iniciar o tratamento com o medicamento Daratumumabe DALINVI®, faz-se necessário realizar a fenotipagem estendida para os principais sistema de grupos sanguíneos a fim de evitar a formação de anticorpos irregulares, já que esse medicamento interfere nos testes pré transfusionais pois a proteína, CD38 é uma proteína multifuncional encontrada em várias células do corpo, incluindo células sanguíneas evitando assim a formação de anticorpos irregulares indesejáveis.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas