Compartilhar
Informação da revista
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
ID - 1872
Acesso de texto completo
MORTALIDADE POR LEUCEMIA LINFOIDE EM IDOSOS NA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL (2020-2024)
Visitas
29
MA Furlam, BKAFM de Sá, IdS Souza, IF Estevão
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Resume
Texto Completo
Baixar PDF
Estatísticas
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 47. Núm S3

HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo

Mais dados
Introdução

A leucemia linfoide é uma neoplasia maligna que apresenta uma proliferação de linfoblastos na medula óssea, que derivam de células linfoides B ou T imaturas. Com o envelhecimento da população, o diagnóstico de doenças onco-hematológicas tem aumentado e representam maior mortalidade e menor sobrevida nessa população comparado com pacientes jovens.

Objetivos

O estudo tem como objetivo analisar a mortalidade por leucemia linfoide em idosos na região sudeste comparando os dados com a estimativa nacional no período de 2020 a 2024.

Material e métodos

Estudo descritivo retrospectivo com dados do Painel de Monitoramento de Mortalidade do Departamento de Análise Epidemiológica e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis (DAENT/SVSA/MS) durante os anos de 2020 a 2024. Foram coletados dados de mortalidade por leucemia linfoide (C91) em idosos com idades: 60-69, 70-79 e maiores de 80 anos. Foram filtrados os sexos masculino, feminino e “todos” para verificação.

Resultados

No grupo com idade entre 60-69 anos, foram computados no Brasil 1434 óbitos. O Sudeste corresponde a 48,6% dos casos, sendo SP o estado com maior número de óbitos (26%) seguido de MG (12%). Nessa região, a maioria dos óbitos são em homens, sendo 29% do total representado no Brasil. O estado de SP tem maioria dos acometidos sendo do sexo masculino. Na faixa etária de 70 - 79 anos, o país registrou 1741 óbitos, sendo 45% no Sudeste. O estado de SP lidera, representando 23%, seguido de MG com 12%. O estado com menor número foi o ES (1,8%). O sexo masculino é o mais afetado nesse grupo na região (26%), sobretudo em SP. No público maior de 80 anos, tem-se mortalidade no Brasil de 1751 pessoas. O Sudeste obteve maior porcentagem (46%), com predomínio em SP (24%) e MG (11%). O estado do ES registrou menor mortalidade (1,4%). Ao contrário do observado anteriormente, as mulheres foram as principais vítimas nesse grupo, sendo registrados no brasil 882 casos em cinco anos analisados. O Sudeste também obteve o maior número como sendo mulheres, sendo 24% do total registrado no Brasil para essa idade.

Discussão e conclusão

Percebe-se um comportamento similar no sexo atingido por mortalidade nas faixas etárias de 60-69 e 70-79 anos, sendo o público masculino como principal acometido, variando apenas em maiores de 80 anos. Na lógica de estados, SP e MG lideram em número de óbitos em todas as faixas etárias, e o ES com menor mortalidade registrada em todos os cenários. O Sudeste obtém o número superior a 45% de mortalidade por leucemia em idosos, sendo a região com maior quantidade de óbitos no Brasil, nessa faixa etária. Com relação a mortalidade por leucemia na população geral na região Sudeste, o dado citado é superior a 40%. A mortalidade por leucemia linfoide é causa de grande mortalidade em idosos na região Sudeste, aumentando o risco com o avançar da idade. É necessário o desenvolvimento de pesquisas que analisem o perfil epidemiológico desses pacientes para melhores desfechos e fomento de políticas públicas em saúde, haja vista o aumento do envelhecimento na população brasileira.

Texto Completo

Referências:

Neto PVG, de Figueiredo MFN, de Medeiros LCT. Cenário epidemiológico da leucemia em idosos no Brasil: 2018 a 2023. Braz J Health Rev. 2024;7(5):e73619. de Oliveira Silva LLD, Soares LEB. Leucemia linfocítica crônica (LLC): compreendendo a doença, os desafios e a importância dos cuidados com os idosos. Anais do X Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH). 2023;319:20 dez.

Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas