Compartilhar
Informação da revista
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
ID – 2518
Acesso de texto completo
MELHORIA DO LANCHE E DO ACOLHIMENTO PÓS-DOAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA SATISFAÇÃO E fiDELIZAÇÃO DE DOADORES: EXPERIÊNCIA DO HEMONÚCLEO DE SÃO GONÇALO/RJ
Visitas
17
DAN Pacheco, JDS Ponciano, APdM Costa, MM Gramatico
Secretaria Municipal de Saúde de Sao Gonçalo, São Gonçalo, RJ, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 47. Núm S3

HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo

Mais dados
Introdução

A doação de sangue, ato voluntário, anônimo e não remunerado, enfrenta desafios para a captação e fidelização de doadores. Segundo a Organização Mundial da Saúde, apenas 14 a cada mil pessoas são doadores regulares. Nesse contexto, a qualidade do acolhimento e o cuidado no pós-doação incluindo o lanche ofertado e o ambiente de permanência podem influenciar diretamente a satisfação e o retorno do doador. Este estudo descreve as intervenções implementadas no Hemonúcleo de São Gonçalo/RJ para reformulação do lanche, melhoria da estrutura física e capacitação da equipe de copa, em conformidade com as diretrizes da ANVISA, do Guia Alimentar para a População Brasileira e da Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia.

Objetivos

Avaliar o impacto das melhorias no lanche e no ambiente pós-doação, associadas à qualificação da equipe de copa, na satisfação e fidelização de doadores do Hemonúcleo de São Gonçalo/RJ.

Material e métodos

Estudo descritivo, de abordagem quantitativa, referente às mudanças implementadas em janeiro de 2025. As intervenções incluíram: substituição de produtos industrializados por alimentos naturais (sucos de fruta, ovo cozido, pão com queijo, salada de frutas, leite e café), melhoria na apresentação com embalagens individuais e maior variedade; capacitação das equipes da copa; reforma física com instalação de bancada e armários e aquisição de novos utensílios. A satisfação foi avaliada por pesquisa anônima espontânea aplicada aos doadores. O impacto na fidelização foi mensurado pelo número de doadores repetitivos registrados no banco de dados do Hemonúcleo antes (jul-dez/2024) e após (jan-jun/2025) as intervenções.

Resultados

A satisfação avaliada como “boa” passou de 91,3% (n = 695) para 99,8% (n = 2.711). O número total de doadores aumentou 30,6% (de 3.515 para 4.591) e o de doadores repetitivos cresceu 50,4% (de 1.332 para 2.004) após as intervenções, demonstrando impacto positivo na fidelização e manutenção do estoque de hemocomponentes.

Discussão

A combinação de um ambiente acolhedor, oferta de alimentos mais saudáveis e apresentação aprimorada, associada à capacitação das equipes, mostrou efeito direto na percepção positiva dos doadores e no aumento da taxa de retorno. O expressivo crescimento de doadores repetitivos indica que estratégias simples, porém bem estruturadas, podem contribuir significativamente para a sustentabilidade do estoque de sangue, fortalecendo o vínculo entre doador e serviço de hemoterapia.

Conclusão

As melhorias no lanche e no ambiente pós-doação, associadas a uma equipe qualificada, aumentaram a satisfação e a fidelização de doadores no Hemonúcleo de São Gonçalo/RJ. Trata-se de uma experiência de baixo custo e alto impacto, com potencial de replicação em outros serviços hemoterápicos.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas