Compartilhar
Informação da revista
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
ID - 3377
Acesso de texto completo
LINFOMA NÃO-HODGKIN DE CÉLULAS B PRIMÁRIO DE MEDIASTINO COM COMPROMETIMENTO RENAL BILATERAL E PANCREÁTICO: RELATO DE CASO
Visitas
18
J Severoa, TR Evangelistaa, LGdF Limaa, BG Campelloa, CCdL Silvaa, TR Evangelistaa, MFH Costab, VECB Dantasa, EMdS Thorpea, AQdMS Arouchaa
a Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), Recife, PE, Brasil
b Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Resume
Texto Completo
Baixar PDF
Estatísticas
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 47. Núm S3

HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo

Mais dados
Introdução

O linfoma não-hodgkin de células B primário de mediastino (LBPM) é um tipo raro de linfoma que acomete principalmente mulheres entre a terceira e quarta década de vida. É representado tipicamente por uma massa mediastinal de rápido crescimento e com sintomas compressivos de vias aéreas e veia cava como precoces.

Descrição do caso

Homem, 24 anos, com diagnóstico de linfoma não-hodgking primário de mediastino em programação de quimioterapia. Em tomografia de abdome com contraste de estadiamento foram evidenciadas múltiplas lesões nodulares renais bilaterais, imagem nodular junto à cauda pancreática e conglomerado ganglionar retroperitoneal para aórtico à esquerda envolvendo a artéria renal relacionados a doença de base. Para confirmação do comprometimento extranodal foi realizado um PET-CT que evidenciou conglomerado linfonodal localizado na cadeia retrocrural (5,3 x 2,9 cm e SUVmax = 12,6); linfonodomegalias nas cadeias mesentérica, esplênica, para-aórtica, retrocaval e interaortocaval (3,3 x 2,8 cm nos seus maiores eixos e SUVmax = 12,8); nódulo na cauda do pâncreas (2,3 cm e SUVmax =10,1); múltiplas formações nodulares renais bilateralmente (SUVmax = 11,4); nódulo envolvendo a porção latero-posterior do décimo primeiro arco costal à direita (3,2 x 1,8 cm e SUVmax = 8,8). A biópsia de medula óssea não evidenciou infiltração neoplásica. O paciente iniciou tratamento com esquema DA-EPOCH com profilaxia intratecal com metotrexate e atualmente segue clinicamente estável para segundo ciclo de tratamento.

Conclusão

O LBPM é tipicamente representado como lesão mediastinal volumosa e os principais sítios de acometimento secundários costumam ser torácicos como pulmão, pleural e costelas. Em estágios mais avançados e com doença disseminada, os rins, trato gastrointestinal e sistema nervoso central são os principais alvos de comprometimento. O caso clínico acima descreve uma apresentação atípica e agressiva com disseminação abdominal em rins e pâncreas em um paciente abaixo da faixa etária prioritária para doença.

Palavras-chaves

Linfoma primário de mediastino; PET-CT.

Texto Completo

Referência:

  • 1.

    Dunleavy K, Wilson WH. Primary mediastinal B-cell lymphoma and mediastinal gray zone lymphoma: do they require a unique therapeutic approach? Blood. 2015;125(1):33-9. doi: 10.1182/blood-2014-05-577379.

Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas