HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
Mais dadosA gestão eficiente do estoque de hemocomponentes é fundamental para garantir o abastecimento nas agências transfusionais, especialmente em unidades de alta demanda. Este projeto teve como foco a padronização e adaptação de uma fórmula disponibilizada pelo Ministério da Saúde para categorizar os níveis de estoques de hemocomponentes em crítico, mínimo e adequado nas agências transfusionais, com o objetivo de otimizar as solicitações, melhorar a distribuição e o atendimento geral.
ObjetivosAplicar e adaptar uma fórmula para categorizar os estoques de Concentrado de Hemácias (CH) em níveis crítico, mínimo e adequado, conforme a realidade transfusional de cada unidade de saúde. Analisar o impacto dessa padronização sobre as solicitações de CH e o percentual de atendimento às agências transfusionais de alta demanda. Comparar os dados pós- implementação com períodos equivalentes do ano anterior, avaliando a eficácia da intervenção.
Material e métodosO projeto analisou cinco agências transfusionais de São Luís, no estado do Maranhão selecionadas por apresentarem as maiores demandas de solicitação de CH em 2024, variando de 9.275 bolsas/ano (maior demanda) a 5.373 bolsas/ano (menor demanda). Utilizou-se uma fórmula disponibilizada pelo Ministério da Saúde para categorizar níveis de estoque (crítico, mínimo e adequado) nos hemocentros, adaptando-a para refletir as realidades transfusionais das agências. Os dados de solicitações e atendimentos de CH foram coletados no período de Março a Julho de 2024 e 2025. Para cada agência participante do projeto, foi realizada uma análise comparativa de informações obtidas por meio de formulários específicos elaborados para esta finalidade. Com base nesses dados, aplicaram-se métodos estatísticos para avaliar a redução no volume de solicitações e o aumento no percentual de atendimento após a implementação do projeto de gerenciamento de estoque.
ResultadosApós a implementação da nova metodologia de gerenciamento, observou-se uma redução média de 6% nas solicitações de CH e um aumento médio no percentual de atendimento de 12% nas agências transfusionais envolvidas no projeto. No período analisado, o atendimento geral de solicitações de CH passou de 56% em 2024 para 68% em 2025, evidenciando melhoria no atendimento de forma generalizada e uma distribuição mais equilibrada deste hemocomponente.
Discussão e conclusãoO gerenciamento baseado na categorização de estoques mostrou-se eficaz ao alinhar as solicitações de concentrado de hemácias às necessidades reais das unidades de saúde, reduzir desperdícios, otimizar recursos e melhorar a distribuição de hemocomponentes. Essa abordagem permitiu uma distribuição mais equitativa, especialmente nas agências transfusionais de alta demanda, reforçando a importância de estratégias orientadas por dados para uma gestão eficiente. A metodologia pode ser replicada em outras regiões, com ajustes aos parâmetros conforme as especificidades locais.




