HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
Mais dadosO gerenciamento de enfermagem consiste num cuidado além do atendimento. É pautado no planejamento, educação, inovação e avaliação. A importância deste gerenciamento se dá na garantia da qualidade do cuidado, prevenindo complicações, realizando administração segura das terapias, assim como educação do paciente e família, promovendo cuidados integrados, além da elaboração de protocolos assistenciais, apoio psicossocial, monitoramento e avaliação contínua.
ObjetivosO objetivo deste estudo é relatar o gerenciamento de enfermagem como uma ferramenta essencial no cuidado que promove melhorias na assistência prestada às pessoas com hemofilia.
Material e métodosTrata-se de um relato de experiência do gerenciamento de enfermagem dos pacientes com hemofilia em um Centro Tratador do Nordeste do Brasil.
ResultadosO gerenciamento de enfermagem permitiu a organização das atribuições das enfermeiras que tem um olhar holístico para o paciente, priorizando o acolhimento, humanização e escuta qualificada. A educação em saúde, tem favorecido a prevenção de sangramentos e adesão ao tratamento. Os treinamentos para administração dos hemoderivados e terapias profiláticas têm sido de grande relevância no autocuidado. O planejamento e a organização da assistência de enfermagem através da pré-consulta (análise da última consulta do paciente, resultados de exames, prescrições de pró-coagulantes, intercorrências); consulta propriamente dita e pós-consulta (atualização dos dados clínicos no Sistema WEB Coagulopatias) têm contribuído para uma assistência de qualidade. O planilhamento dos dados e a construção de indicadores tem proporcionado a identificação de pontos críticos para a construção de um plano de melhorias e avaliação da intervenção implantada.
Discussão e conclusãoA partir do que foi apresentado, podemos perceber que o gerenciamento de enfermagem desempenha um papel fundamental, melhorando a experiência do paciente e a efetividade do tratamento. Essa rotina estruturada favorece uma gestão eficiente e uma tomada de decisão mais embasada. Por fim, essa abordagem integrada favorece a continuidade do cuidado, a tomada de decisões informadas e a detecção precoce de intercorrências, aspectos essenciais para o manejo seguro e eficiente dos pacientes. Os achados evidenciam que a organização do gerenciamento de enfermagem, aliada à educação em saúde, capacitação contínua e planejamento estruturado, promove uma assistência mais humanizada, segura e eficiente aos pacientes com coagulopatias.
Referências:
Bezerra GÁA, et al. Cuidados de enfermagem prestados aos pacientes portadores de hemofilia: uma revisão integrativa. 2024.




