HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
Mais dadosA Run For Life, realizada em junho de 2025 no campus da Unicamp em Barão Geraldo, Campinas, marcou a abertura da campanha Junho Vermelho, com o objetivo de unir esporte e solidariedade, utilizando o autocuidado como forma de incentivo à doação de sangue. O slogan criado para a campanha foi “Eu me cuido para doar”. O evento contemplou corrida e caminhada em um percurso de 6 km e reuniu a comunidade acadêmica, atletas e moradores locais.
ObjetivosO objetivo da iniciativa foi estimular a conscientização e a captação de novos doadores de sangue, além de promover a fidelização daqueles que já participam desse ato solidário. Buscou- se também mobilizar a comunidade em prol de causas sociais, por meio da venda de kits cuja renda foi revertida na aquisição de itens essenciais para pessoas em situação de rua. Além disso, a ação visou integrar o esporte e práticas saudáveis como ferramentas de engajamento social.
Material e métodosA corrida foi realizada em junho de 2025, na Unicamp, em Barão Geraldo – Campinas/SP. As inscrições foram feitas por meio de um website, e a retirada do kit-atleta foi realizada em dois dias. A coleta de dados incluiu o levantamento do número de inscritos, cadastros para doação de sangue efetuados durante a retirada dos kits e um relatório de arrecadação social com base na venda dos kits. A divulgação foi feita exclusivamente por meios digitais, como site, redes sociais e aplicativos de troca de mensagens. A organização da corrida ficou a cargo de uma empresa parceira externa, com apoio de outras empresas em todas as frentes de trabalho, não gerando custos para o Hemocentro.
ResultadosO evento contou com cerca de 3.000 participantes, entre corrida e caminhada. Durante os dias de retirada dos kits, foram realizados 298 cadastros para doação de sangue, sendo esse o segundo maior número de candidatos à doação registrado em um único dia desde 2020 – com destaque para os 202 cadastros efetuados em 7 de junho. Após a realização da corrida, outros 45 inscritos retornaram, ao longo do mês, a alguma das unidades de coleta para efetivar sua doação de sangue. Toda a renda obtida com as inscrições foi revertida em ações sociais, resultando na compra de 1.640 cobertores para pessoas em situação de rua e 500 ovos de Páscoa destinados a crianças em abrigos da cidade de Campinas. Além disso, as camisetas da corrida passaram a ser vistas com frequência em locais de prática esportiva, como academias e parques públicos, tornando-se um exemplo de mídia espontânea e merchandising para a doação de sangue.
Discussão e conclusão
DiscussãoOs resultados mostram significativa adesão da comunidade, com 3.000 participantes, o que supera as expectativas de engajamento inicial, prevista para 500 inscritos. A mobilização resultou em cadastros de doadores de 1ª vez e de repetição, com potencial para crescimento se estratégias forem reforçadas, como inclusão da corrida no calendário anual da cidade de Campinas. A correlação entre atividade física e conscientização foi bem-sucedida, já que o evento também gerou impacto social direto por meio da arrecadação e do incentivo à doação.
ConclusãoA primeira edição da Run For Life destacou-se como uma estratégia eficaz de campanha: mobilizou a comunidade da universidade e externa, promoveu saúde e solidariedade, e contribuiu para a captação de futuros doadores de sangue.




