HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
Mais dadosA doação de sangue é essencial para a realização de transplantes e procedimentos de alta complexidade, especialmente em hospitais de grande porte como o Clínicas. A Coordenadoria de Comunicação (CCom) juntamente com a equipe do Banco de Sangue do HCPA, utiliza múltiplos canais de comunicação – imprensa, redes sociais e comunicação interna – para alcançar públicos diversos, como a população de Porto Alegre, pacientes e familiares, além de funcionários e voluntários.
ObjetivosDesenvolver uma estratégia de comunicação integrada e permanente para aumentar a conscientização sobre a doação de sangue, ampliar o número de doadores regulares, mobilizar a comunidade interna como agente de engajamento.
Material e métodosEntre setembro de 2024 e abril de 2025, foram desenvolvidas ações num esforço coordenado entre as áreas. Entre elas estão nova identidade visual, ações coordenadas e recorrentes, parcerias com a imprensa e a divulgação no app Meu Clínicas. Um calendário sazonal define momentos-chave da campanha, como o Carnaval (fevereiro), Dia Mundial do Doador (junho) e o Dia Nacional do Doador de Sangue (novembro). Fisicamente, foram afixados banners de conscientização em locais de admissão de novos pacientes e exibidos vídeos em eventos institucionais e técnico-científicos. Há também o estímulo à parceria com escolas e universidades e a aproximação estratégica com a Associação Riograndense de Publicidade para ampliar a divulgação, bem como a implantação de um indicador. Realizado um estudo de coorte dos doadores de sangue que compareceram no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) no período de 1 de janeiro de 2024 à 31 de abril de 2025.
ResultadosA proposta visa criar uma cultura contínua de doação de sangue no HCPA, otimizando recursos e fortalecendo vínculos com a sociedade. Houve uma maior visibilidade e entendimento do público interno e externo mediante às ações. Observamos um aumento expressivo nas semanas em que usamos a imprensa ativa (TV, rádio, Intranet, Instagram), houve um aumento de 56.5% no número de candidatos à doação, e 42,6% de doações efetivas Espera-se, como resultado, o aumento progressivo do percentual de doadores elegíveis e regulares, a maior estabilidade nos estoques de sangue e o fortalecimento da imagem institucional do hospital como referência em saúde, mobilização social e solidariedade. Além disso, a estratégia busca transformar cada doador em um multiplicador da causa, consolidando a doação de sangue como parte do cotidiano solidário da comunidade.
Discussão e conclusãoA comunicação é a principal estratégia no processo de captação, seja ela a comunicação interpessoal ou a mediada. O convite, acolhimento, campanhas e estratégias educativas associadas são fundamentais para a captação e presença constante de doadores, que tem como objetivo tornar a ação parte de hábitos e valores da população. As parcerias que auxiliam na divulgação do ato de doar impulsionam a informação. Devemos empreender o que motiva o doador à doação e conhecer e avaliar as estratégias utilizadas.




