HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
Mais dadosProduto Educacional, tipo checklist configura-se como importante instrumento para que ocorra a conferência das ações que serão executadas e monitoradas nas etapas do ato transfusional. Reforça a adesão as boas práticas nas etapas do ato transfusional, melhorando a qualidade da assistência e reduzindo riscos associados ao procedimento. A escala de Likert foi utilizada na pesquisa para mensuração dos dados e a validade do conteúdo foi determinada pelo Índice de Validade de Conteúdo (IVC).
ObjetivosValidar um checklist para segurança do ato transfusional.
Material e métodosTrata-se de estudo metodológico, o qual se propõe a desenvolver um instrumento, que será avaliado e validado para se obter versão final confiável que possa ser utilizada por profissionais e pesquisadores. Foi adotado nível de consenso de 80,00% no mínimo para validação do checklist, com participação de doze (12) enfermeiros especialistas. A técnica de coleta dos dados ocorreu por meio da ferramenta digital: Google Forms. Foram elaborados os instrumentos de coleta de dados on-line, divididos em duas partes, a primeira constituída por questionário de caracterização sociodemográfica dos participantes da pesquisa, A segunda parte foi constituída pelo checklist. Foram elaborados itens referentes aos cuidados e boas práticas durante o ato transfusional. Em cada item, os enfermeiros definiram a clareza e relevância do instrumento. A validade do conteúdo foi mensurada pelo Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Para isto, foi utilizada a escala de Likert com variação de 1 a 4, quanto maior a pontuação, maior a adequação do item. As análises estatísticas e gráficos foram construídos com uso do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) 27.
ResultadosA amostra foi composta por doze enfermeiros, que atuavam em serviços de hemoterapia na Hemorrede do Ceará. Quanto ao gênero dos participantes da pesquisa prevaleceu o sexo feminino com percentual de 91,67%. O intervalo de idade dos enfermeiros variou de 25 a 54 anos, a maioria dos participantes tinham título de especialista na área da enfermagem, com atuação no ciclo do sangue. O checklist foi constituído de 51 itens, com quesitos referentes as diferentes etapas do ato transfusional (pré-transfusional, transfusional e pós-transfusional). Na validação realizada pelos enfermeiros, todos os quesitos obtiveram IVC > 0,80 e IVC global de 0,96 implicando que o checklist é claro e relevante para ser utilizado como instrumento de verificação e monitoramento das etapas do ato transfusional.
Discussão e conclusãoO produto educacional, tipo checklist desenvolvido e validado é de extrema importância, pois padroniza os cuidados em todas as etapas do processo transfusional. Promove a identificação e mitigação de falhas que poderiam comprometer a segurança do paciente, além de facilitar o treinamento e a capacitação das equipes de saúde. Ao estabelecer critérios claros e baseados em evidências, o checklist não apenas reforça a adesão a boas práticas, mas também contribui para a criação da cultura de segurança transfusional, melhorando a qualidade da assistência e reduzindo riscos associados ao procedimento.
Referências:
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria de consolidação N°. 5, de 28 de setembro de 2017. Consolidação das normas sobre as ações e os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde. Brasília, 28 de setembro de 2017.
RAMBO, Christiani Andrea Marquesini et al. Segurança do paciente no ato transfusional: revisão integrativa. Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde, v. 12, n. 3, 2023.




