Compartilhar
Informação da revista
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
ID - 451
Acesso de texto completo
CAR-T CELL NA LEUCEMIA LINFOIDE AGUDA DO TIPO B: DESAFIOS E NOVAS PERSPECTIVAS
Visitas
33
RSO Meninelli, JO Martins
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), São Caetano do Sul, SP, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Resume
Texto Completo
Baixar PDF
Estatísticas
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 47. Núm S3

HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo

Mais dados
Introdução

A Leucemia Linfoide Aguda (LLA), especialmente a de linhagem B (LLA-B), é o tipo de câncer mais frequente na infância, caracterizado pela proliferação descontrolada de linfoblastos na medula óssea. Apesar das elevadas taxas de remissão alcançadas com a quimioterapia convencional, muitos pacientes evoluem com recidivas, especialmente em casos refratários ou com características de alto risco, como mutações genéticas e infiltração no sistema nervoso central. Diante disso, a terapia com células CAR-T (Chimeric Antigen Receptor T-cell) tem se destacado como uma alternativa promissora. Essa estratégia utiliza linfócitos T autólogos modificados geneticamente para reconhecer e destruir células leucêmicas por meio da detecção de antígenos específicos como CD19 e CD22.

Objetivos

Estudar a eficácia da terapia CAR-T em pacientes portadores de LLA. Para discorrer sobre o assunto foram seguidas as seguintes etapas: Explicar os conceitos e técnicas que consistem na terapia celular com CAR-T; descrever os desafios e limitações da aplicabilidade do tratamento de células CAR-T na LLA; investigar novos métodos de tratamento com a terapia celular para LLA; e discutir os principais resultados obtidos com a terapia celular com células CAR-T em paciente portadores de LLA.

Material e métodos

Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, realizada por meio de pesquisa bibliográfica em bases de dados indexadas. O levantamento de dados científicos foi realizado através da consulta em fontes como livros, periódicos, artigos de jornais e sites científicos previamente publicados. A busca bibliográfica foi realizada nas bases de dados Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e PubMed, utilizando os seguintes descritores: Leucemia Linfoide Aguda tipo B/ B Acute Lymphoblastic Leukemia, CAR-T Cell e Eficacia/ Efficacy. Foram incluídos no presente trabalho os artigos que estavam disponíveis na íntegra em formato eletrônico, artigos publicados em português e/ou inglês e que foram sido publicados no período de 2018 a 2025. Além disso, foram excluídos os estudos que não estavam de acordo com os objetivos da pesquisa.

Discussão e conclusão

A terapia celular com CAR-T tem se consolidado como um tratamento inovador e eficaz no tratamento de pacientes com LLA. As análises dos estudos abordados no presente trabalho trazem avanços significativos na eficácia e inovações das terapias envolvendo CD19, CD22 ou ambos simultaneamente. Os trabalhos evidenciam novos coestimuladores e possíveis modulações celulares como células que expressão CD19 e CD22 simultaneamente, para terem maior efetividade e constância no tratamento. É sabido que o antígeno CD19 é o principal alvo de terapia CAR para a LLA, mesmo assim existem pacientes que apresentam recidiva com CD19 negativo, para promover uma continuidade terapêutica, existe também um outro antígeno que é amplamente expresso pelas células B, o CD22, servindo como alvo alterativo para o tratamento com CAR Conclui-se que a terapia CAR-T representa uma das maiores inovações no tratamento da LLA-B, embora sejam necessários mais estudos e políticas públicas para ampliar seu acesso e segurança, evitando toxicidade e mutações antigênicas.

Texto Completo

Referência:

Wang T, Tang Y, Cai J, Wan X, Hu S, Lu X, et al. Coadministration of CD19- and CD22-directed chimeric antigen receptor T-cell therapy in childhood B-cell acute lymphoblastic leukemia: a single-arm, multicenter, phase II trial. J Clin Oncol. 2022;41(9):1670-83. doi: 10.1200/JCO.22.01358.

Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas