HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
Mais dadosA Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas – HEMOAM é o órgão estadual responsável pela coleta, análise e distribuição de sangue para todos os hospitais da rede pública e particular da capital e do interior do Estado do Amazonas e ainda se apresenta como centro de referência para o tratamento das doenças hematológicas.
ObjetivosPretende-se com o estudo avaliar o desempenho das campanhas externas de doação de sangue, de janeiro a dezembro de 2024.
Material e métodosFoi realizado um estudo quantitativo e descritivo, utilizando como fontes de informação: o Relatório de Produção de Unidades Hemoterápicas e o Relatório Estatístico de Campanhas por meio do sistema de informações do Hemocentro: Hemosys. Houve um levantamento do número de candidatos em campanhas externas, realizadas no ano de 2024, agrupando por locais de coleta: Instituições Públicas, Instituições de Ensino Superior, Forças Armadas, Policia Militar/Departamento de Promoção Social, Empresas, Escolas Particulares, OSC Super Doadoras, Instituições Religiosas e Shopping.
ResultadosDiferentes instituições participaram de campanhas externas, colaborando com a causa da doação de sangue. Conforme o levantamento realizado houve 3.014 candidatos de campanhas externas no período de janeiro a setembro/24. Destacaram-se os cinco principais grupos de maior adesão em campanhas externas: Instituições Públicas com 25,38% (765), Instituições de Ensino Superior com 23,95% (722), Forças Armadas com 22% (663), Policia Militar/Departamento de Promoção Social com 11,34% (342) e Empresas com 9,25% (279). Do mês de outubro a dezembro/24 a Unidade Móvel sofreu paralisação (pane mecânica), impactando negativamente na adesão de candidatos em campanhas externas.
Discussão e conclusãoCom a paralisação da Unidade Móvel houve a estratégia de direcionar os candidatos das instituições parceiras para o Hemocentro. Com essa estratégia, obteve-se a adesão de 677 candidatos mobilizados para a doação de sangue no HEMOAM, contribuindo com acréscimo de 22,46% no número de candidatos em campanhas. Considerando os inúmeros cancelamentos de campanhas externas por motivo da ausência da Unidade Móvel, gerou insatisfação das Instituições parceiras com perdas de campanhas, não atingindo a meta programada de 7.644 candidatos no ano de 2024.
Referências:
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n° 158, de 4 de fevereiro de 2016. Redefine o regulamento técnico de procedimentos hemoterápicos. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2016/prt0158_04_02_2016.html. Acesso em 25 set. 2024.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Atenção Especializada e Temática. Manual de orientações para promoção da doação voluntária de sangue. 1. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2015.
FROTA, Zeilla Moreira da. As representações sociais do sangue: um estudo com doadores e não doadores em Manaus. 2002. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) – Instituto de Ciências Humanas e Letras, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2002.
JUNQUEIRA, P. C. O essencial da transfusão de sangue. São Paulo: Andrei, 1979.




