HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
Mais dadosA medicina transfusional tem se aprimorado constantemente, aumentando a segurança e eficácia de seus procedimentos. Em 1970, o protocolo Maximum Surgical Blood Order Schedule (MSBOS) foi criado para sistematizar a reserva de hemácias para cirurgias. A reserva de sangue baseada na probabilidade de transfusão para procedimentos específicos - Índice de Pacientes Transfundidos (IPT) - reduz o preparo desnecessário de bolsas, diminuindo o desperdício e os custos, além de aumentar a segurança e facilitar o gerenciamento dos estoques.
ObjetivosAvaliar as solicitações transfusionais para cirurgias ortopédicas eletivas, seguindo critérios técnico-científicos e princípios do Patient Blood Management (PBM), em um hospital público de Belo Horizonte (MG).
Material e métodosEstudo observacional retrospectivo, descritivo e quantitativo, realizado no setor de ortopedia. Foram analisados 416 procedimentos cirúrgicos ortopédicos eletivos agendados entre outubro e dezembro de 2024. A coleta dos dados clínicos, laboratoriais e transfusionais, bem como a avaliação da completude dos formulários de solicitação de hemocomponentes, foi realizada nos prontuários físicos e eletrônicos no sistema MV SOUL®. A análise estatística foi realizada nos softwares Excel® e R®, com resultados expressos em frequência absoluta, relativa e média.
ResultadosDas 416 cirurgias agendadas, apenas 136 (33%) foram realizadas. Foram solicitadas reservas de hemocomponentes para 184 (44,2%) procedimentos agendados, com um total de 458 unidades de concentrado de hemácias (CH). Nenhuma dessas unidades foi utilizada. Apenas 0,8% das solicitações de reserva estavam de acordo com as recomendações da literatura em relação ao número de unidades. A média geral de hemoglobina pré-operatória foi de 10,7 g/dL. Entre as pacientes do sexo feminino aproximadamente 50% apresentavam níveis de hemoglobina inferiores a 10 g/dL. Quanto à completude das solicitações de hemocomponentes, 69,6% dos formulários estavam incompletos no preenchimento de distúrbios de coagulação, resultados laboratoriais e cirurgia proposta.
DiscussãoA elevada taxa de cancelamento das cirurgias eletivas tem impacto direto sobre a gestão hemoterápica, configurando desperdício de recursos e aumento de custos operacionais evitáveis. A subutilização das reservas dos hemocomponentes provavelmente foi influenciada pelo alto índice de cancelamento. Este cenário reflete limitações no alinhamento pré- cirúrgico entre equipe cirúrgica, anestesiologia e hemoterapia, bem como a falta de conformidade com as recomendações da literatura, contribuindo diretamente para a superestimativa nas solicitações e as baixas taxas de transfusão. A elevada prevalência de anemia pré-operatória não corrigida, entre pacientes do sexo feminino reforça a necessidade de protocolos institucionais para a avaliação e tratamento da anemia pré-operatória, conforme indicado pelo PBM. Por fim, o alto índice de solicitações com inconformidades e heterogeneidade, com variações expressivas para um mesmo tipo de cirurgia, leva a preparos desnecessários de bolsas e dificulta a avaliação pela equipe hemoterápica.
ConclusãoA implementação de um protocolo institucional de reserva de hemocomponentes baseado em dados locais e a adoção do Patient Blood Management (PBM).




