Compartilhar
Informação da revista
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
ID – 141
Acesso de texto completo
ASSOCIAÇÃO ENTRE ÍNDICES DERIVADOS DO HEMOGRAMA E NÍVEIS DE CITOCINAS PLASMÁTICAS EM MULHERES COM HISTÓRICO DE PRÉ-ECLÂMPSIA: ESTUDO PERLA-BRASIL
Visitas
26
FSSS Bonfim, CGR Silva, ANC Ribeiro, LN Santos, CAS Menezes, SR Martins, PN Alpoim, APL Mota
Univrsidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Resume
Texto Completo
Baixar PDF
Estatísticas
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 47. Núm S3

HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo

Mais dados
Introdução

A pré-eclâmpsia (PE) é uma síndrome gestacional multifatorial, caracterizada por hipertensão, disfunção endotelial e inflamação sistêmica, marcada por desequilíbrio entre os níveis plasmáticos de citocinas pró e anti-inflamatórias, que desempenham um papel central em sua patogênese e nas consequências a curto, médio e longo prazos. Além disso, tem sido relatado que alguns índices inflamatórios sistêmicos, derivados do Hemograma, podem ser determinantes da mortalidade e possuem um efetivo valor prognóstico em pacientes adultos. Tais índices já foram relacionados com níveis de outros marcadores inflamatórios, como as citocinas, em diferentes estudos e doenças.

Objetivos

Os objetivos do presente estudo foram: avaliar os níveis da interleucina 4 (IL-4), interleucina 6 (IL-6), interleucina 10 (IL-10), do fator de transformação do crescimento beta (TGF-β) e fator de necrose tumoral (TNF) em mulheres com e sem histórico de PE; investigar a associação dos índices Razão Neutrófilo-Linfócito (RNL), Razão Neutrófilo-Linfócito derivada (dRNL), Razão Monócito-Linfócito (RML), Razão Plaqueta-Linfócito (RPL), Índice de Inflamação Imunológica Sistêmica (SII) e Índice de Resposta Inflamatória Sistêmica (SIRI) com os níveis das citocinas avaliadas.

Material e métodos

O projeto PERLA-BRASIL (Estudo de Coorte Brasileira da Pré-eclâmpsia: riscos latentes após a gravidez) é um estudo de coorte retrospectivo que avalia, desde 2021, mulheres com histórico de PE. No presente trabalho foram incluídas 205 mulheres, sendo 103 com histórico de PE (grupo MP) e 102 com histórico de gravidezes normotensas (grupo MN). Os Hemogramas e o cálculo dos índices derivados foram realizados no Laboratório de Hematologia da Faculdade de Farmácia da UFMG. Para a avaliação das citocinas, as medidas foram realizadas em 80 mulheres participantes do estudo, sendo n = 40 no grupo MP e n = 40 no grupo MN. Os níveis de citocinas foram mensurados por ELISA. O teste de Mann- Whitney foi utilizado para confrontar as medianas obtidas entre os grupos. As análises de correlação foram feitas pelo teste de Spearman, com expressão dos coeficientes de correlação (r). O valor de p <0,05 foi considerado significativo.

Resultados

Os níveis plasmáticos de IL-4 foram significativamente elevados no grupo de mulheres sem histórico de PE, gestação normotensa (MN). Em contrapartida, os níveis plasmáticos de IL-6, TGF-β e da IL-10 foram significativamente maiores no grupo MP em relação ao grupo MN. Para o fator de necrose tumoral (TNF) não foram encontradas diferenças significativas. Após os cálculos dos índices derivados do Hemograma, não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos MP e MN. Os resultados mostraram uma correlação positiva entre a concentração de IL-6 e a RPL (r = 0,3401; p = 0,0318) e entre os níveis de TGF-β e a RML (r = 0,3212; p = 0,0492).

Discussão e conclusão

A associação encontrada entre os níveis plasmáticos de citocinas e os índices derivados do Hemograma em mulheres com histórico de PE apontou para um estado persistente de inflamação crônica, que pode contribuir para disfunções endoteliais e metabólicas a médio e longo prazos, em comparação às mulheres sem histórico de PE. Os biomarcadores inflamatórios, como as citocinas IL-6, TGF-β e IL-10 e os índices derivados do Hemograma, RML e RPL, demonstraram potencial promissor como ferramentas complementares na estratificação de risco em mulheres que tiveram PE.

Texto Completo

Referências:

López-Escobar et al., 2021; Yetişir et al., 2024.

Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas