HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
Mais dadosA pré-eclâmpsia (PE) é uma síndrome gestacional multifatorial, caracterizada por hipertensão, disfunção endotelial e inflamação sistêmica, marcada por desequilíbrio entre os níveis plasmáticos de citocinas pró e anti-inflamatórias, que desempenham um papel central em sua patogênese e nas consequências a curto, médio e longo prazos. Além disso, tem sido relatado que alguns índices inflamatórios sistêmicos, derivados do Hemograma, podem ser determinantes da mortalidade e possuem um efetivo valor prognóstico em pacientes adultos. Tais índices já foram relacionados com níveis de outros marcadores inflamatórios, como as citocinas, em diferentes estudos e doenças.
ObjetivosOs objetivos do presente estudo foram: avaliar os níveis da interleucina 4 (IL-4), interleucina 6 (IL-6), interleucina 10 (IL-10), do fator de transformação do crescimento beta (TGF-β) e fator de necrose tumoral (TNF) em mulheres com e sem histórico de PE; investigar a associação dos índices Razão Neutrófilo-Linfócito (RNL), Razão Neutrófilo-Linfócito derivada (dRNL), Razão Monócito-Linfócito (RML), Razão Plaqueta-Linfócito (RPL), Índice de Inflamação Imunológica Sistêmica (SII) e Índice de Resposta Inflamatória Sistêmica (SIRI) com os níveis das citocinas avaliadas.
Material e métodosO projeto PERLA-BRASIL (Estudo de Coorte Brasileira da Pré-eclâmpsia: riscos latentes após a gravidez) é um estudo de coorte retrospectivo que avalia, desde 2021, mulheres com histórico de PE. No presente trabalho foram incluídas 205 mulheres, sendo 103 com histórico de PE (grupo MP) e 102 com histórico de gravidezes normotensas (grupo MN). Os Hemogramas e o cálculo dos índices derivados foram realizados no Laboratório de Hematologia da Faculdade de Farmácia da UFMG. Para a avaliação das citocinas, as medidas foram realizadas em 80 mulheres participantes do estudo, sendo n = 40 no grupo MP e n = 40 no grupo MN. Os níveis de citocinas foram mensurados por ELISA. O teste de Mann- Whitney foi utilizado para confrontar as medianas obtidas entre os grupos. As análises de correlação foram feitas pelo teste de Spearman, com expressão dos coeficientes de correlação (r). O valor de p <0,05 foi considerado significativo.
ResultadosOs níveis plasmáticos de IL-4 foram significativamente elevados no grupo de mulheres sem histórico de PE, gestação normotensa (MN). Em contrapartida, os níveis plasmáticos de IL-6, TGF-β e da IL-10 foram significativamente maiores no grupo MP em relação ao grupo MN. Para o fator de necrose tumoral (TNF) não foram encontradas diferenças significativas. Após os cálculos dos índices derivados do Hemograma, não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos MP e MN. Os resultados mostraram uma correlação positiva entre a concentração de IL-6 e a RPL (r = 0,3401; p = 0,0318) e entre os níveis de TGF-β e a RML (r = 0,3212; p = 0,0492).
Discussão e conclusãoA associação encontrada entre os níveis plasmáticos de citocinas e os índices derivados do Hemograma em mulheres com histórico de PE apontou para um estado persistente de inflamação crônica, que pode contribuir para disfunções endoteliais e metabólicas a médio e longo prazos, em comparação às mulheres sem histórico de PE. Os biomarcadores inflamatórios, como as citocinas IL-6, TGF-β e IL-10 e os índices derivados do Hemograma, RML e RPL, demonstraram potencial promissor como ferramentas complementares na estratificação de risco em mulheres que tiveram PE.
Referências:
López-Escobar et al., 2021; Yetişir et al., 2024.




