HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
Mais dadosA Doença Hemolítica do Feto e do Recém Nascido (DHFRN) é uma condição grave caracterizada pela destruição das hemácias fetais por meio de anticorpos IgG produzidos pelo sistema imune da mãe durante a gestação e em resposta a antígenos eritrocitários fetais. Uma vez produzidos, esses aloanticorpos atravessam a barreira placentária e atacam as hemácias do feto, provocando hemólise, que resulta em anemia fetal.
ObjetivosAnalisar o perfil dos aloanticorpos em gestantes atendidas no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB).
Material e métodosFoi realizado um estudo transversal retrospectivo das gestantes atendidas pelo Laboratório de Imuno-hematologia do Hemocentro do HCFMB. Foram avaliados os registros dos exames de Pesquisa de Anticorpos Irregulares (PAI) positivos e sua respectiva Identificação de Anticorpos Irregulares (IAI), no período de 01 de janeiro de 2023 a 30 de abril de 2025.
Discussão e conclusãoNo período, foram registrados 124 PAI de gestantes positivos, destas 71 (57%) apresentaram PAI positiva devido a administração da imunoglobulina anti-Rh (D), 8 (7%) apresentaram anticorpos irregulares naturais anti-M e 3 (2%) anti-Lea. Já 42 (34%) gestantes apresentaram PAI positiva devido a aloimunização. Os aloanticorpos identificados foram: anti-D (38%), anti-E (19%), anti-C (14%), anti-K (11%), anti-c (4%), anti-Dia (4%), anti-Fya (4%) anti-S (2%), anti-M (2%) e anti-Jka (2%). Durante o período analisado neste estudo, o anticorpo de maior frequência ainda foi o anti-D apesar de existir a sua prevenção através da imunoglobulina, seguido do anticorpo anti-E. Observamos que mais da metade das gestantes aloimunizadas com anti-D tinham histórico de aborto e de múltiplas gestações (de 3 a 6 gestações). A avaliação do perfil de aloimunização nas gestantes é um pilar da assistência pré-natal de qualidade, pois permite a detecção precoce de riscos que esses anticorpos trazem em relação a DHFRN, além de possibilitar a intervenção em tempo hábil para proteger o feto e a aplicação de medidas preventivas para mitigar as complicações graves.




