Compartilhar
Informação da revista
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
ID – 234
Acesso de texto completo
ANÁLISE DA PREVALÊNCIA DE SÍFILIS NA TRIAGEM SOROLÓGICA DE DOADORES DE SANGUE NO HEMONÚCLEO DE BAURU (2020‒2024)
Visitas
22
DM Arruda, RdSB Nakamura, RdSB Takemura, PS Polidoro de Lima, CMS Assato, TCd Freitas, TMdC Frigo, RL Nascimento, ACE Maciel, MN Garcia
Hospital de Base de Bauru – FAMESP, Bauru, SP, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Resume
Texto Completo
Baixar PDF
Estatísticas
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 47. Núm S3

HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo

Mais dados
Introdução

A sífilis é uma infecção bacteriana causada pelo Treponema pallidum, transmitida por via vertical, sexual e transfusional. Apesar de prevenível e tratável, sua incidência tem aumentado no Brasil nos últimos anos, o que representa um desafio para a saúde pública. No Hemonúcleo do Hospital de Base de Bauru, a detecção da sífilis ocorre na triagem sorológica dos doadores de sangue, dessa forma o rastreamento sorológico permite não apenas a exclusão de hemocomponentes potencialmente infectados, mas também o monitoramento do perfil epidemiológico de doadores.

Objetivos

Analisar a prevalência de sífilis em doadores de sangue triados no Hemonúcleo do Hospital de Base de Bauru de Bauru, no período de 2020 a 2024, com foco na vigilância epidemiológica e na segurança transfusional.

Material e métodos

Foi realizado uma pesquisa, no banco de dados do sistema informatizado Hemote Plus, do Hemonúcleo de Bauru no período de 2020 a 2024.

Resultados

A análise da prevalência de sífilis entre doadores de sangue no Hemonúcleo de Bauru no período de 2020‒2024, evidenciou uma taxa de 0,88% representando um total de 599 doadores positivos em um universo de 67.940 de triagens realizadas. Esse percentual, embora relativamente baixo comparado a população geral em algumas regiões, ainda representa um dado preocupante no contexto transfusional. A presença da sífilis mesmo na fase latente ou assintomática, inviabiliza a utilização do sangue doado, comprometendo a disponibilidade de hemocomponentes seguros. Além disso pode ser um indicativo de que parte da população está exposta a fatores de risco relacionados a transmissão sexual, falta de acesso a diagnóstico precoce e/ou tratamento adequado, é importante destacar que os protocolos de triagem utilizados no Hemonúcleo de Bauru, demonstraram sensibilidade adequada na triagem dos casos, o que contribui para a prevenção da infecção transmitida por via transfusional. Contudo os dados reforçam a necessidade contínua de ações educativas voltadas a população quanto à prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Discussão e conclusão

Embora a prevalência seja considerada relativamente baixa 0,88%, no contexto da triagem de doadores, os resultados ressaltam a importância de se manter protocolos rigorosos que reforçam a necessidade de estratégias preventivas e educação em saúdes voltadas à população. A detecção eficaz de infecções como a sífilis durante a triagem de doadores contribui não apenas para a segurança dos hemocomponentes transfundidos, mas também oferece a oportunidade de diagnóstico precoce, orientação e tratamento para os doadores, cumprindo um papel adicional de vigilância epidemiológica e promoção da saúde coletiva. O estudo portanto reforça a importância do papel dos hemocentros na rede de atenção a saúde e na vigilância das infecções transmissíveis por transfusão.

Texto Completo

Referências:

  • BRASIL. Ministério da Saúde. Manual técnico para o diagnóstico da sífilis [recurso eletrônico]. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Brasília-DF, 2021. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_tecnico_diagnostico_sifilis_1ed.pdf ISBN 978- 65-5993-101-9. Acesso em: 24 jul. 2025.

  • Carrazzone CFV, Brito AM, Gomes YM. Importância da avaliação sorológica pré-transfusional em receptores de sangue. Revista Brasileira Hematologia e Hemoterapia. 26, Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-84842004000200005. Acesso em: jul. 2025.

Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas