Compartilhar
Informação da revista
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
CIÊNCIAS BIOMÉDICASID - 2083
Acesso de texto completo
AÇÃO ANTIVIRAL E ANTIBACTERIANA DO EXTRATO DA RAIZ DE PELARGONIUM SIDOIDES E SUA INTERAÇÃO COM O SISTEMA IMUNOLÓGICO
Visitas
24
LR Araújo, YS Colucci, ID Cardoso, SCSV Tanak, ACDM Carneiro, FB de Vito
Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 47. Núm S3

HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo

Mais dados
Introdução

Pelargonium sidoides (P. sidoides) é uma planta nativa da África do Sul utilizada na medicina tradicional para tratar distúrbios gastrintestinais e doenças respiratórias. O extrato comercial de sua raiz (EPs®7630) é usualmente indicado para o tratamento de sintomas de infecções respiratórias agudas, como resfriado comum, amigdalofaringite aguda e bronquite aguda. Ressalta-se que as características imunomoduladoras do extrato desta planta a tornaram promissora também para o tratamento da COVID-19.

Objetivo

Pesquisar, classificar e categorizar os artigos quanto à ação do P. sidoides, sendo: efeito antimicrobiano, efeito antiviral e efeito imunomodulador, além de analisar os dados relativos à eficácia, segurança e aplicações práticas.

Material e método

Foi realizada uma pesquisa online nas seguintes bases de dados: Pubmed, Cochrane, Scielo, Lilacs e Web of Science, utilizando-se os descritores "Pelargonium sidoides” OU “EPS7630” E “Sistema Imunológico” OU “Immune System”.

Discussão e conclusão

Observou-se que o extrato possui uma gama de propriedades farmacológicas, destacando-se a ação antimicrobiana, visto que o P. sidoides dificulta a interação bacteriana e estimula a produção de moléculas antimicrobianas como óxido nítrico e interferons. Combinado com lactoferrina ou N-acetil-L-cisteína e Justicia adhatoda, o EPs®7630 teve efeito bacteriostático contra Staphylococcus aureus e Escherichia coli. Ademais, o extrato é capaz de modular a expressão de interferons e tem ação direta contra vários vírus, incluindo herpesvírus, influenza A, vírus sincicial respiratório, coronavírus humano e vírus parainfluenza. Também, foi observado que o P. sidoides mostrou-se seguro e eficaz em tratamento de infecções respiratórias agudas de via aérea superior em crianças. Estudos mostram que o EPs®7630 provoca uma forte ativação da via bioquímica da MAP quinase. Esta ativação induz a expressão gênica de fatores relacionados com a resposta imune, como IFN-α, IFN-γ, TNF-α, IL-1 e iNOS. Estas alterações moleculares fornecem suporte para a melhora das funções imunitárias e ajuda a reduzir os sintomas de doenças infeciosas. O EPs®7630 modula o sistema imunitário ao regular a expressão de mediadores pró e anti-inflamatórios e ao eliminar microrganismos causadores de doenças. A investigação científica sobre o uso de fitoterápicos para a validação de suas propriedades terapêuticas tem crescido significativamente e o P. sidoides destacou-se neste contexto. O uso indiscriminado de fármacos antimicrobianos proporciona o surgimento de microrganismos resistentes e fitoterápicos como EPs®7630 emergem como alternativas de tratamento promissoras para o manejo de doenças respiratórias agudas não complicadas, uma vez que suas propriedades antivirais diretas, antibacterianas indiretas e efeitos imunomoduladores estão bem documentados.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas