Compartilhar
Informação da revista
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
PSICOLOGIAID - 2552
Acesso de texto completo
A IMPORTÂNCIA DO PSICÓLOGO
Visitas
16
LT da Silva
Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 47. Núm S3

HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo

Mais dados
Introdução

O psicólogo do esporte desempenha um papel fundamental para desenvolver habilidades de controle emocional auxiliando esportistas a melhorar sua capacidade de enfrentar desafios e alcançar um rendimento esportivo. Capaz de trabalhar em equipe com técnicos e atletas empregando técnicas comportamentais e de equilíbrio emocional tendo feedback positivo para os envolvidos no desporto. O presente artigo tem como objetivo fazer uma revisão bibliográfica integrativa que reúne informações relevantes não só para o tema proposto como também versa sobre a atuação do psicólogo no esporte em outras modalidades esportivas. O tema torna-se relevante para futuras pesquisas e psicólogos que pretendem especializa-se no campo dos esportes.

Objetivos

Desenvolver habilidades de controle emocional auxiliando esportistas a melhorar sua capacidade de enfrentar desafios e alcançar um rendimento esportivo eficiente.

Material e métodos

Foi realizada revisão bibliográfica para desenvolver este trabalho,cerca de 05 a 10 artigos científicos.

Discussão e conclusão

No Brasil, dentre tantos esportes, o futebol é o esporte considerado uma paixão e adorado sem distinção de raça, credo, sexo ou idade. Praticado por profissionais ou amadores, capaz de levar multidões ao delírio em campeonatos e até mesmo num campo simplório nos fins de semana. Fechio; Peccin; Paovani (2021), corroboram quando afirmam que, “além de ser uma forma de união entre as pessoas, gera renda, cria oportunidade de empregos e recursos financeiros”. A “psicologia, no cenário esportivo, possibilita uma interface entre psicologia e educação física além de outros campos de conhecimento dedicados ao esporte e atividade física, possibilitando atuação e trabalho multidisciplinar”. Ressalta-se a importância do psicólogo e sua intervenção em várias modalidades de esporte, amadores ou profissionais. Vários fatores podem prejudicar o rendimento do atleta em modalidades individuais ou coletivas, profissionais ou amadoras. As rotinas de treinamento, cobrança de torcidas, treinamentos exaustivos, distância da família, pressão pela vitória, problemas físicos, racismo, assédio moral e sexual, são alguns exemplos que levam o atleta ao esgotamento emocional. A ansiedade e depressão são transtornos evidentes na população mundial e também, no esporte. A intervenção do psicólogo com técnicas apropriadas, pode auxiliar atletas, treinadores e equipes para evitar e intervir nos problemas emocionais que interfiram no rendimento esportivo. Para Devine (2022) “manejar adequadamente situações estressoras, determina o sucesso em competições diante elevados níveis de exigências físicas, técnicas, táticas e psicológicas”. O psicólogo do esporte, utilizando de seus conhecimentos, pode intervir e adotar medidas para evitar transtornos psicológicos que atrapalham o rendimento seja do atleta, equipe ou até de técnico, que sob pressão possam desencadear baixo rendimento nas competições, problemas físicos e emocionais dentro ou fora do ambiente esportivo. Portanto, nesta pesquisa bibliográfica, nota-se a importância da integração do psicólogo no esporte. As intervenções e o trabalho do psicólogo com praticantes de esporte, sejam profissionais ou amadores, técnicos e equipes pode contribuir na regulação mental e emocional, auxiliando-os para melhora do desempenho no esporte, desenvolver estratégias de treinamento, reconhecer fatores de risco, desenvolver autonomia e recursos contribuindo para um equilíbrio emocional no esporte de várias modalidades,psicólogo do esporte ganhou espaço.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas