Compartilhar
Informação da revista
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
MIELOMA MÚLTIPLOID - 2200
Acesso de texto completo
A ANÁLISE DA GORDURA ABDOMINAL ATRAVÉS DE ASPIRAÇÃO E BIÓPSIA PUNCH, UMA FERRAMENTA IMPORTANTE NO DIAGNÓSTICO DE AMILOIDOSE SISTÊMICA DE CADEIA LEVE AL: EXPERIÊNCIA DE CENTRO ÚNICO
Visitas
19
IM Vasconcelos, LP Gomes, IG Camara, CR Pires, PC Pontes, BP Correa, LF Cunha, TA Santos, EG Souza, DD Ribeiro
Hospital das Clínicas, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Resume
Texto Completo
Baixar PDF
Estatísticas
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 47. Núm S3

HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo

Mais dados
Introdução

A amiloidose sistêmica é uma doença rara, sendo a AL o subtipo mais prevalente. É caracterizada por um distúrbio das células plasmáticas, que resulta em imunoglobulinas não funcionais e formação de fibrilas que infiltram vários órgãos, causando diversos sintomas. Seu diagnóstico é desafiador, sendo a biópsia do tecido acometido com a coloração do vermelho congo necessária para demonstrar o depósito de proteína amilóide. A espectrometria de massa é o padrão ouro para classificação do tipo de proteína identificada.

Objetivos

Avaliar a efetividade da análise da gordura abdominal por meio de aspiração e biópsia punch na detecção de amiloidose sistêmica de cadeia leve AL, contribuindo para o aprimoramento do diagnóstico e manejo clínico.

Material e métodos

Trata-se de um estudo observacional retrospectivo ainda em andamento, conduzido no Hospital das Clínicas da UFMG, que visa avaliar o desempenho do aspirado de gordura abdominal no diagnóstico de amiloidose sistêmica, com ênfase na forma AL. A coleta de dados permanece em curso, com previsão de encerramento em janeiro de 2026.

Resultados

As amostras de gordura abdominal foram obtidas através de aspiração ou por biópsia por punch.Até agosto de 2025, na nossa análise parcial, 19 pacientes haviam sido submetidos ao procedimento. O critério de inclusão foi definido por manifestação clínica e ou proteína monoclonal. Na nossa amostra tivemos dois pacientes com diagnóstico de Amiloidose AL confirmado. O primeiro teve aspirado de gordura abdominal positivo, o segundo teve resultado negativo, mas foi excluído da análise pois o exame foi realizado após transplante autólogo de medula óssea. Com relação aos outros 17 pacientes cuja amostra foi negativa para vermelho congo, 2 apresentaram positividade na análise da biópsia renal e 1 paciente apresenta doença localizada em conjuntiva, 14 pacientes tiveram o diagnóstico de amiloidose sistêmica descartado.

Discussão e conclusão

Os achados do nosso centro corroboram com a evidência existente na literatura de que o aspirado de gordura abdominal é um exame com especificidade próxima a 100% quando associado a outros métodos para diagnóstico. Além disso, pacientes com manifestação renal devem preferencialmente ser submetidos a biópsia renal para confirmação diagnóstica, pois é o método com maior especificidade e sensibilidade. A amiloidose sistêmica é uma doença rara e com muitos desafios diagnósticos devido a diversidade na apresentação clínica. A avaliação da gordura abdominal é um exame não invasivo e de baixo custo que auxilia na confirmação do diagnóstico.

Texto Completo

Referências:

  • 1.

    Dima D, Mazzoni S, Anwer F, Khouri J, Samaras C, Valent J, et al. Diagnostic and treatment strategies for AL amyloidosis in an era of therapeutic innovation. JCO Oncol Pract. 2023;19(5):265-75. doi:10.1200/OP.22.00396.

  • 2.

    Gertz MA. Immunoglobulin light chain amyloidosis: 2024 update on diagnosis, prognosis, and treatment. Am J Hematol. 2024;99(2):309-24. doi:10.1002/ajh.27177.

  • 3.

    Sanchorawala V. Systemic light chain amyloidosis. N Engl J Med. 2024;390(24):2295-2307. doi:10.1056/NEJMra2304088.

Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas