
Relatar a experiência profissional de enfermeiras assistenciais no acompanhamento de um paciente no pós-tardio do Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas (TCTH) e acometido de varicela zoster em Hospital-Dia.
Material e métodosTrata-se de um relato de experiência de abordagem qualitativa e descritiva realizado por enfermeiras(os) de uma unidade ambulatorial de um centro de TCTH em um hospital público no Rio de Janeiro-RJ.
ResultadosOs acometimentos vivenciados nos pós-TCTH são bastante intensos no referente à doença enxerto nos diversos órgãos, como pele, pulmão, trato gástrico, infecções, doenças que possam vir a ocorrer. A Varicela Zoster ocorre de forma isolada e de detecção difícil pois a não relação com a doença faz com que o paciente não procure o atendimento hospitalar. Vale ressaltar a necessidade de acompanhamento periódico pelas consultas de enfermagem a fim de orientar e avaliar no estágio inicial esses eventos. O reforço das orientações e acompanhamento desses pacientes se mostra fundamental para a adesão ao tratamento de forma contínua. Os cuidados nesta fase são tão importantes quanto os realizados na fase inicial. Dessa forma, torna-se necessária a implementação de estratégias para as doenças infectocontagiosas que se tornem presentes no pós-TCTH visando seu controle individual e não propagação a outros pacientes do setor.
DiscussãoA atuação da(o) enfermeira (o) frente aos acontecimentos oriundos do TCTH no âmbito ambulatorial em que são atendidos os pacientes pré e pós-transplante para acompanhamento inicial até a alta com controle da doença de base. A experiência vivenciada pelas(os) enfermeiras(os) no atendimento é de grande valia científica para a comunidade acadêmica, pois promove expertise fundamental para a assistência de enfermagem e aproximação entre a teoria e a prática profissional. Os pacientes pós-TCTH são acompanhados com consultas de enfermagem, composta de avaliação do exame físico e anamnese de enfermagem. Durante o acompanhamento de um paciente em pós-tardio de TCTH (mais de cem dias do transplante) foram detectadas lesões típicas de Varicela Zoster tendo seguimento da avaliação médica e constatado em exame complementar. Evidenciou-se que seu esquema de vacinação não se encontrava finalizado conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde. Desta forma, o tratamento ocorreu no Hospital-Dia tendo sido implementadas as ações de enfermagem e orientações para precauções de contato devido aos atendimentos gerais recebidos.
ConclusãoEste relato de experiência visa contribuir como atuação da(o) enfermeira(o) ligada à assistência ambulatorial do paciente na fase pós-TCTH, pois por meio dos sinais e sintomas captados através de consultas, anamnese e exame físico, falas do paciente e observações decorrentes da consulta de enfermagem são elementares para a construção de uma melhor assistência. As intervenções gerenciadas no momento adequado podem minimizar ocorrências desastrosas na continuidade do seu tratamento, mas principalmente preservando a integridade da saúde de forma adequada e efetiva. Dessa forma visa-se promover uma assistência de enfermagem completa e com qualidade de vida para esse público-alvo.