Compartilhar
Informação da revista
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S722-S723 (Outubro 2023)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S722-S723 (Outubro 2023)
Acesso de texto completo
VALIDAÇÃO DO CONTADOR HEMATOLÓGICO SYSMEX XP300 NO LABORATÓRIO DE CONTROLE DE QUALIDADE DE HEMOCOMPONENTES – COLSAN
Visitas
205
TG Sacramento, CP Melo, CB Costa, CP Arnoni, A Cortez, F Latini
Associação Beneficente de Coleta de Sangue (COLSAN), São Paulo, SP, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 45. Núm S4

HEMO 2023

Mais dados
Introdução

A análise celular através do contador hematológico Sysmex XP-300 na rotina do laboratório de controle de qualidade de hemocomponentes é utilizada como uma triagem para avaliar se as contagens plaquetárias (PLT), do concentrado de plaquetas (CP) obtido por centrifugação do sangue total encontram-se dentro dos parâmetros previstos pela legislação vigente.

Objetivo

Validar o contador hematológico Sysmex XP-300 para contagem de plaquetas na rotina de hemocomponentes do laboratório de controle de qualidade de hemocomponentes da Associação Beneficente de Coleta de Sangue – COLSAN em comparação com metodologia de contagem em câmara de Neubauer.

Metodologia

Foram realizadas duas etapas de testes, na primeira etapa foram realizados os testes de reprodutibilidade utilizando os controles do fabricante (baixo, médio e alto), onde foi avaliado o coeficiente de variação das contagens de plaquetas, executando 20 testes para cada controle ao longo de 5 dias. Na segunda etapa, 20 amostras de concentrado de plaquetas obtidas de sangue total por metodologia de PRP foram testadas na metodologia manual (Câmara de Neubauer + Oxalato de Amônio 1%) e metodologia automatizada (Sysmex XP-300).

Resultados

Na primeira etapa dos testes o coeficiente de variação dos resultados dos controles do fabricante foi de 5,99%, 4,32% e 3,13% para os controles baixo, médio e alto respectivamente. Já na segunda etapa pode-se perceber uma variação de 0,62% entre as duas metodologias para os resultados médios de contagem de plaquetas por unidade dos 20 concentrados de plaquetas obtidos de sangue total.

Conclusão

O resultado da validação do contador hematológico Sysmex XP-300 na rotina de contagem plaquetária para o laboratório de controle de qualidade de hemocomponentes foi satisfatório, sendo sua principal vantagem o menor tempo de realização do teste, quando comparado à rotina de contagem em microscopia.

O texto completo está disponível em PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas