
O transplante de células tronco hematopoiéticas é uma forma de tratamento com potencial curativo para algumas doenças hematológicas, oncológicas, auto imunes e hereditárias. O doador alogênico aparentado pode apresentar composição genética semelhante ao receptor (pais, filhos, irmãos e até primos) e deve ser avaliado conforme requisitos previamente definidos por legislação.
JustificativaConsiderando o número de publicações e escassez no âmbito nacional, elaboramos a trajetória do potencial doador em nosso serviço, destacando os cuidados de enfermagem no atendimento individualizado que é realizado pela enfermeira navegadora da terapia celular. A enfermeira navegadora do Serviço de Hemoterapia, desempenha papel indispensável na seleção e trajetória deste doador, verificando a disponibilidade e aceitação em fazer parte do programa de seleção. A enfermeira inicia o processo com a teleconsulta de enfermagem, esclarecendo dúvidas sobre o processo de doação, atendimento personalizado e abrangente dentro de um contexto bio, psíquico e social, mitigando os riscos, facilitando a comunicação com a equipe multidisciplinar e planejando todas as etapas desde o pré até o pós coleta de células. Esta profissional realiza acolhimento, encaminhamento para especialidades multiprofissionais se necessário, recebimento de laudos de resultados de exames e educação em saúde. Atua em todas as etapas desde do pré-Transplante de Medula Óssea (TMO) e pós coleta, em conjunto com a equipe médica do Serviço de Hemoterapia, garantindo que o doador seja assistido dentro de uma linha de cuidado. A navegação é um modelo de atendimento que abrange todas as etapas do TMO, dando continuidade a todo o processo, desde o primeiro contato até a alta do doador.
ObjetivoApresentar a abordagem aos doadores alogênicos aparentados no serviço de referência de transplante de medula óssea, com demanda média de 40 pacientes em atendimento simultaneamente, de forma a agilizar e suprir toda necessidade dos potencias doadores.
ConclusãoA abordagem tem demonstrado agilidade no processo de avaliação, compreensão dos doadores sobre as etapas para a doação de medula óssea, adesão aos cuidados, além da redução do tempo para início da mobilização e coleta de células com foco na segurança de todo processo.