Compartilhar
Informação da revista
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S1241-S1242 (outubro 2024)
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S1241-S1242 (outubro 2024)
Acesso de texto completo
USO DA TECNOLOGIA DE BUSINESS INTELLIGENCE COMO FERRAMENTA DE GESTÃO NA SEGURANÇA TRANSFUSIONAL
Visitas
385
AM Chaves, DPM Almeida, RE Almeida, J Bokel, FRM Silva, AG Vizzoni
Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI), Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 46. Núm S4

HEMO 2024

Mais dados

A transfusão sanguínea é um dos procedimentos invasivos mais comuns no ambiente de cuidados de saúde. As complicações da transfusão envolvem processos biológicos complexos e riscos infecciosos. A demanda por informações para pesquisa ou tomada de decisão é cada vez mais complexa, exigindo diversas fontes de dados. Nesse cenário, a tecnologia de Business Intelligence (BI) é utilizada para a recuperação e tratamento de dados, transformando-os em informações relevantes e imprescindíveis para os processos transfusionais, garantindo os melhores resultados para o paciente.

Objetivo

Descrever a implementação da gestão da segurança transfusional através da utilização da ferramenta BI na agência transfusional do INI-FIOCRUZ.

Metodologia

Estudo transversal realizado entre abril de 2021 e julho de 2024, com o propósito de identificar informações sobre as transfusões realizadas. Foram selecionadas variáveis relacionadas à solicitação médica de transfusão (indicação clínica, tipo de hemocomponente, modalidade de transfusão, diagnóstico, dados laboratoriais, antecedentes transfusionais e necessidade de procedimentos especiais) e registros de enfermagem do ato transfusional (número e volume da bolsa, tipagem sanguínea, sinais vitais no início, durante e no término da transfusão, horário de início e término da transfusão e avaliação de intercorrências durante ou após o ato transfusional). Após a consolidação dos dados, foram implementadas ações corretivas e monitoramento das variáveis pela ferramenta BI para mensuração, análise e organização assertiva dos dados.

Resultados

Os dados foram inseridos no RedCap e analisados pelo Power BI, evidenciando 9.177 auditorias nos processos transfusionais no período analisado, com um percentual médio de conformidade de 97,2% (meta ≥95%). As variáveis com menores níveis de conformidade foram: intercorrência durante ou após o ato transfusional (93,8%), número dos hemocomponentes (96,0%) e horário do término da transfusão (96,0%). Estratificando as análises por ano, observou-se uma média de 93,9% de registros corretos em 2021, com a menor conformidade relacionada ao número do hemocomponente (84,9%) e a maior ao diagnóstico da solicitação de transfusão (99,7%). Nos anos seguintes, houve um incremento de aproximadamente 5% na média das conformidades nos registros analisados (98,9% em 2022; 98,8% em 2023; 98,7% em 2024). Observou-se que 1935 pacientes foram hemotransfundidos, com uma mediana de 6,2 transfusões por paciente. Foi possível ainda estabelecer a densidade de incidência em 2,33 casos de reações transfusionais a cada 1000 procedimentos transfusionais/dia.

Discussão

As ferramentas de gestão de dados funcionam como facilitadoras dos processos de trabalho. Com o avanço da tecnologia da informação e do processamento de dados, essas ferramentas estão cada vez mais acessíveis para as instituições. O uso de ferramentas de BI otimiza o processo de evolução das práticas por meio de evidências significativas. A análise da ferramenta de BI utilizada no estudo foi fundamental para ilustrar a potência de seu uso sistematizado no âmbito da saúde, especialmente na gestão da hemovigilância.

Conclusão

A aplicação da ferramenta permitiu a otimização do monitoramento e da gestão de variáveis relacionadas à hemovigilância, tornando-se um facilitador para a geração de informações de qualidade. Isso, por sua vez, orienta decisões eficientes pelos gestores em diversos níveis hierárquicos.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas