
A citometria de fluxo é um método que possibilita a análise individual de características físicas e moleculares das células. Este processo envolve a marcação das células-alvo com anticorpos específicos, conjugados a fluorocromos, que emitem fluorescência quando excitados por um feixe de luz laser no citômetro de fluxo. A dispersão da luz e a fluorescência captadas pelos detectores do citômetro fornecem informações detalhadas sobre o tamanho, complexidade e a presença de marcadores de membrana celular nas células analisadas. A utilização de painéis e tubos otimizados, contendo marcadores celulares específicos pode aumentar a sensibilidade e especificidade do teste, contribuindo para um diagnostico assertivo a um custo mais acessível.
ObjetivosEste artigo tem como objetivo a padronização e utilização do tubo CLEARLLAB LS para avaliação primária de sangue periférico e medula óssea.
Materiais e métodosO estudo foi realizado em um laboratório de apoio de grande porte localizado em uma unidade de processamento especializada em São Paulo. Foram analisadas cerca de 20 amostras de sangue periférico e medula óssea, coletadas em tubos contendo EDTA, provenientes de pacientes com suspeitas diversas de leucemias agudas. Para todas as amostras foram correlacionados os resultados do hemograma e do painel de anticorpos a ser executado.
Cada lote de anticorpo utilizado é validado para garantir que atenda aos critérios de desempenho esperados, com base em parâmetros como o Stain Index, que quantifica a relação sinal-ruído dos dados de fluorescência. O estudo comparou o tubo CLEARLLAB LS, que utiliza dropping de anticorpos líquidos, com os tubos atualmente utilizados e validados no setor.
Resultados, discussão e conclusãoO CLEARLLAB LS demonstrou ser eficaz tanto na caracterização completa de amostras normais quanto como uma ferramenta para a expansão do painel de doenças oncohematológicas crônicas e a otimização os reagentes. O novo tubo foi implementado em 24 de junho de 2024, e nos gráficos é possível identificar a redução das complementações realizadas pela área, comprovando a maior sensibilidade do tubo.