Compartilhar
Informação da revista
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S200-S201 (outubro 2024)
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S200-S201 (outubro 2024)
Acesso de texto completo
TUBO CLEARLLAB LS COM DROPPING DE ANTICORPOS LÍQUIDOS CD14PB E CD33APC-A750 PARA AVALIAÇÃO PRIMÁRIA EM EXAMES DE IMUNOFENOTIPAGEM COM SUSPEITA E DIAGNÓSTICO DE NEOPLASIAS HEMATOLÓGICAS
Visitas
292
AM Alexandre, AL Silva, KR Barreto, A Cobacho
DB Molecular, São Paulo, SP, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 46. Núm S4

HEMO 2024

Mais dados
Introdução

A citometria de fluxo é um método que possibilita a análise individual de características físicas e moleculares das células. Este processo envolve a marcação das células-alvo com anticorpos específicos, conjugados a fluorocromos, que emitem fluorescência quando excitados por um feixe de luz laser no citômetro de fluxo. A dispersão da luz e a fluorescência captadas pelos detectores do citômetro fornecem informações detalhadas sobre o tamanho, complexidade e a presença de marcadores de membrana celular nas células analisadas. A utilização de painéis e tubos otimizados, contendo marcadores celulares específicos pode aumentar a sensibilidade e especificidade do teste, contribuindo para um diagnostico assertivo a um custo mais acessível.

Objetivos

Este artigo tem como objetivo a padronização e utilização do tubo CLEARLLAB LS para avaliação primária de sangue periférico e medula óssea.

Materiais e métodos

O estudo foi realizado em um laboratório de apoio de grande porte localizado em uma unidade de processamento especializada em São Paulo. Foram analisadas cerca de 20 amostras de sangue periférico e medula óssea, coletadas em tubos contendo EDTA, provenientes de pacientes com suspeitas diversas de leucemias agudas. Para todas as amostras foram correlacionados os resultados do hemograma e do painel de anticorpos a ser executado.

Cada lote de anticorpo utilizado é validado para garantir que atenda aos critérios de desempenho esperados, com base em parâmetros como o Stain Index, que quantifica a relação sinal-ruído dos dados de fluorescência. O estudo comparou o tubo CLEARLLAB LS, que utiliza dropping de anticorpos líquidos, com os tubos atualmente utilizados e validados no setor.

Resultados, discussão e conclusão

O CLEARLLAB LS demonstrou ser eficaz tanto na caracterização completa de amostras normais quanto como uma ferramenta para a expansão do painel de doenças oncohematológicas crônicas e a otimização os reagentes. O novo tubo foi implementado em 24 de junho de 2024, e nos gráficos é possível identificar a redução das complementações realizadas pela área, comprovando a maior sensibilidade do tubo.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas