Compartilhar
Informação da revista
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
ID - 2592
Acesso de texto completo
TERAPIA NUTRICIONAL E SINTOMAS RELACIONADOS AO TRATO GASTROINTESTINAL DE CRIANÇAS SUBMETIDAS A TRANSPLANTE DE CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOIÉTICAS (TCTH)
Visitas
77
KCL Oliveira, AR dos Santos, IH Buonso, MFJ Kok, MC Bailer, RR Chiattone, A Seber
Hospital Samaritano Higienópolis, São Paulo, SP, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 47. Núm S3

HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo

Mais dados
Introdução

Terapia Nutricional adequada durante transplante de células-tronco hematopoiéticas, minimiza os efeitos adversos decorrentes do condicionamento.

Objetivos

Descrever a terapia nutricional estabelecida e os sintomas prevalentes de crianças submetidas a TCTH.

Material e métodos

Incluiu-se no estudo pacientes pediátricos submetidos a transplante de células-tronco hematopoiéticas internados em um hospital particular de São Paulo. Trata-se de um estudo retrospectivo com 13 pacientes que realizaram TCTH entre janeiro e julho de 2025 com tempo médio de internação de 49 dias. Os dados foram obtidos através de prontuário eletrônico.

Resultados

A média de idade foi 8 anos, sendo prevalente pacientes com diagnóstico prévio de meduloblastoma (30,7%), seguido por leucemia mieloide aguda (23,1%), anemia falciforme (15,4%), anemia de Fanconi (7,7%), síndrome de Wiskott-Aldrich (7,7%), linfo-histiocitose hemofagocítica (7,7%) e mielofibrose (7,7%). Predominou-se TCTH do tipo alogênico não aparentado (46,1%) em detrimento ao alogênico aparentado (23,2%) e autólogo (30,7%). A maioria dos pacientes apresentaram náuseas (100%), seguido por diarreia (76%), êmese (64%), mucosite (69%) e constipação (23%). Todos os pacientes necessitaram de terapia nutricional oral durante algum período do TCTH. Predominou-se terapia nutricional parenteral durante o TCTH (92%) em relação a terapia nutricional enteral (69%).

Discussão e conclusão

Este estudo confirma que crianças submetidas ao TCTH apresentam elevada incidência de sintomas gastrointestinais, principalmente náuseas e diarreia, o que limita a ingestão oral e enteral e justifica a ampla utilização de nutrição parenteral. Esses achados estão em consonância com recomendações internacionais, que indicam suporte nutricional individualizado para minimizar complicações e favorecer a recuperação clínica. A implementação de protocolos institucionais com avaliação nutricional precoce e manejo multidisciplinar é essencial para otimizar os desfechos. A maioria dos pacientes que fizeram condicionamento apresentaram quadro de náuseas e diarreia. A terapia nutricional suplementar foi amplamente necessária na amostra estudada, provavelmente pela alta sintomatologia.

Palavras-chave

Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas; Estado nutricional; Terapia nutricional.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas