
Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2019 foram coletadas menos bolsas de sangue do queem 2016, mesmo com um aumento na quantidade de transfusões realizadas e com 1,6% da populaçãobrasileira sendo doadora constante, índice acima do preconizado pela Organização Mundial de Saúdepara níveis seguros de estoque. O objetivo desta pesquisa foi demonstrar a eficiência operacional e asatisfação do doador após a melhoria do fluxo de acolhimento e atendimento dos doadores em umhemocentro no município de São Paulo, com a proposta de agendamento da coleta de sangue com dias ehorários específicos, conforme a necessidade do estoque de bolsas de sangue, a fim de otimizar osprocessos de coleta e evitar aglomerações nas unidades durante a pandemia de covid-19. Após aimplementação dessa nova prática, a satisfação dos doadores ficou acima de 95%, segundo pesquisa dainstituição, e o descarte de bolsas de hemácias foi reduzido de 14,3% para 1,2%, em média, elevando onível de eficiência operacional para esse insumo tão valioso. Concluiu-se que a nova organização doagendamento de coleta aumentou a satisfação dos doadores e gerou diminuição extremamente positivano descarte de bolsas de hemácias por perda da validade, devido à melhor gestão do estoque comagendamento o por tipagem sanguínea em dias específicos da semana para a manutenção das reservas.A logística de recrutamento e agendamento propiciou também menor aglomeração dos doadores, o quediminuiu o risco de exposição em períodos pandêmicos.