Compartilhar
Informação da revista
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S440-S441 (Outubro 2023)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S440-S441 (Outubro 2023)
Acesso de texto completo
SÍNDROME MONOMAC EM PACIENTE COM MUTAÇÃO GATA2 E SÍNDROME DE FALÊNCIA MEDULAR – RELATO DE CASO
Visitas
283
TFN Araujo, ML Puls, BA Souza, CFM Ferreira, RS Szor, PHA Moraes, VC Molla, CAR Silva
Serviço de Hematologia e Transplante de Medula Óssea, Hospital DASA Nove de Julho, São Paulo, SP, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 45. Núm S4

HEMO 2023

Mais dados
Objetivo

Descrição de caso de síndrome MonoMAC em paciente com mutação GATA2 e Síndrome de Falência Medular com mutação TP53.

Material e métodos

Relato de caso descritivo, retrospectivo e observacional realizado a partir de dados obtidos por meio da análise de prontuários eletrônicos de paciente internado em instituição privada de referência em Hematologia no estado de São Paulo.

Resultados

Paciente sexo feminino, 24 anos, iniciou quadro de febre de origem indeterminada há 60 dias da admissão, com quadro de linfonodomegalia supraclaviular esquerda, lesões cutâneas nodulares em membro superior esquerdo e perda de peso nos últimos três meses. Referia acompanhamento irregular em outro serviço devido a histórico de plaquetopenia aos 19 anos e antecedente familiar de 1 irmão com diagnóstico de mielodisplasia e 1 irmão que foi a óbito aos 19 anos por LMA. Foi investigada com biópsia de medula óssea evidenciando mielodisplasia com celularidade de 40%, sequenciamento de exoma com GATA2 e CHEK2 mutados e DEB test sem alterações. Na admissão no nosso serviço, paciente apresentava hemograma com anemia normocromica e normocítica, linfopenia e monocitopenia, DHL aumentado e sorologias para HIV, HBV, HCV, CVM e EBV negativas. Também realizadas sorologias para doenças fúngicas (Histoplasmose, Paracococcidiomicose e Criptococose) com resultado negativo assim como sorologia para Bartonelose. Novo aspirado de medula óssea evidenciou celularidade normal com dismegacariopoese e série granulocítica hipogranular. Não foram encontradas populações anômalas na imunofenotipagem de medula óssea e o cariótipo mostrou 47, XX, +8. Realizado FISH para SMD/LMA com trissomia do 8 e NGS com mutação missense em região hotspot de TP53 (VAF 45.4%). Realizada linfadenectomia supraclaviular à esquerda além de biópsia excisional de nódulo de MSE e enviados materiais para análise com crescimento de Mycobacteroides abscessus em cultura. Foi iniciado tratamento para micobacteriose com rifampicina, etambutol, levofloxacino, amicacina e claritromicina. Paciente evoluiu com rash cutâneo difuso e biópsia de pele compatível com Síndrome de DRESS, tratada adequadamente com corticoterapia e retomado tratamento droga-a-droga para avaliar reações adversas. Em última avaliação ambulatorial, paciente sem citopenias e sem indicação de tratamento específico para SMD no momento, em uso antibioticoterapia para tratamento de micobacteriose e aguardando resolução de quadro infeccioso para programar transplante alogênico de medula óssea devido a Síndrome de Falência medular com mutação TP53 que confere alto risco para doença.

Discussão/Conclusão

A síndrome de monocitopenia e infecção micobacteriana (MonoMAC) é causada por mutações heterozigóticas em GATA2, e resulta na perda da função de um gene que regula a hematopoiese e é associada a um risco aumentado de infecções oportunistas e malignidades hematológicas (SMD/LMA familiar). Essa imunodeficiência genética tem múltiplas manifestações, incluindo anemia aplástica, doença micobacteriana, infecções fúngicas, doenças pulmonares, câncer de células escamosas associado ao papilomavírus humano. A mortalidade da síndrome MonoMAC pode chegar a 28%. O transplante alogênico de células-tronco hematopoiéticas tem se mostrado uma estratégia eficaz para reconstituir os compartimentos hematopoiéticos esgotados e reverter o fenótipo clínico observado nos pacientes afetados.

O texto completo está disponível em PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas