
Elaborar tirinhas educativas sobre a transfusão de sangue a partir do uso de chatbots de texto e bots de imagens. Essa medida tem como objetivo testar a capacidade do uso dessas ferramentas para divulgação científica, pensando na escalabilidade nas redes sociais do processo e a possibilidade de construir campanhas com linguagem acessível para que seja possível atingir vários públicos da sociedade brasileira.
Material e métodosForam utilizadas 4 ferramentas para construção das tirinhas: Chatgpt 3.5, Bing image Creator e Gemini, todas em suas respectivas versões gratuitas. Inicialmente, deu-se o comando para que os chatbots de texto, Chatgpt 3.5 e Gemini: “Conte histórias em linguagem simples e descontraídas sobre transfusão de sangue”e acrescentou-se informações para adequar a linguagem em um nível acessível para população. Para o Bing image creator, deu-se o comando: “Crie tirinhas de um super-herói em que o seu super poder é doar sangue”; “Crie tirinhas de crianças falando sobre doação de sangue”; “Crie uma garota orgulhosa por estar doando sangue”; “Crie um médico doando sangue”. Dessa maneira, obtidas as imagens de tirinhas, as quais precisaram sofrer pequenas alterações na linguagem no Canva, versão gratuita, para adequações e formatações nas imagens.
ResultadosA implementação dos chatbots Chat GPT-3.5, Gemini e Bing Image Creator para a criação de tirinhas educativas provou ser uma abordagem promissora para impulsionar o movimento de doação de sangue. A criação de quatro histórias em quadrinhos ilustrou a eficácia deste método inovador, que torna as campanhas mais atraentes para o público-alvo graças à personalização e interatividade. Com a ajuda da inteligência artificial, profissionais de conteúdo podem expressar suas ideias e transformá-las em tirinhas convincentes e chamativas a partir da criação de histórias convincentes e imagens ilustrativas chamativas. Um exemplo de história criada pelos chatbots é uma tirinha onde o Super-Homem doa sangue e diz que todos podem ser super-heróis ao doar e salvar vidas. Esta abordagem tem o potencial de aumentar o número de doadores, especialmente entre o público mais jovem.
DiscussãoA implementação da IA na saúde promove uma extensa possibilidade de ensino alternativo aos métodos tradicionais, proporcionando um aprendizado mais lúdico e com potencial capacidade de otimizar o aprendizado, segundo literaturas mais recentes. Diante disso, a geração de imagens para promover campanhas foi uma ferramenta utilizada para divulgação científica. Dessa forma, é possível trilhar passos para que essa união do lúdico e tradicional propiciem uma educação mais plural.
ConclusãoAssim,diante das 4 tirinhas voltadas para campanhas de doação de sangue que foram produzidas utilizando-se diferentes ferramentas de Inteligência Artificial - Chat GPT 3.5, Bing image creator e Gemini -, é possível observar a capacidade promissora de tais plataformas de criar conteúdos com histórias convincentes e imagens ilustrativas chamativas para diferentes públicos no âmbito das campanhas na área da saúde, mais especificamente da doação de sangue, de forma mais acessível para a população. Tal acessibilidade se aplica tanto na linguagem utilizada pelas IAs, bastante compreensível por grande parte da população - sobretudo nas redes sociais -, quanto no design visual das imagens produzidas, unindo elementos lúdicos, como super heróis, e tradicionais. Portanto, trata-se de uma maneira inovadora de incentivar, de forma mais abrangente na sociedade, a doação de sangue usando a tecnologia.