Compartilhar
Informação da revista
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S764 (outubro 2024)
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S764 (outubro 2024)
Acesso de texto completo
RESULTADOS DO PROJETO DE CAPTAÇÃO TITULADO DE “PARCEIROS DA VIDA ”REALIZADO NO BSST - PETRÓPOLIS/RJ: EXPERIÊNCIA NA UNIDADE
Visitas
275
CM Duarte, MZ Colonese
Grupo GSH, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 46. Núm S4

HEMO 2024

Mais dados
Introdução

A sustentabilidade de fornecimento de hemocomponentes esta baseada na doação voluntária de sangue, oque torna a captação e a fidelização de doadores de sangue em tema primordial e foco de discussões regulares de estratégias que sensibilizem os valores individuais para o ato de doação. O transformando em um hábito fundamentado em realização pessoal pela consciência social e humanistas. O entendimento da importância de veículos de disseminação dentro da sociedade local gerou o desenvolvimento de um Projeto chamado de “PARCEIROS DA VIDA”. Nessa, foram realizada busca de busca de membros ativos dentro da sociedade de Petrópolis- RJ ( cidade serrana no interior do estado do Rio de Janeiro, em torno de 300.000 habitantes) que se tornassem disseminadores das informações sobre doação de sangue e mobilizadores dentro de seus meios de contato.

Objetivo

Avaliar se as estratégias realizadas dentro do Projeto “PARCEIROS DA VIDA ”no ano de 2023 no BSST, geraram aumento no número de doações, no número de doadores de primeira vez e qual a taxa de retorno desses, com fidelização dos mesmos.

Metodologia

Para o projeto, foram realizadas a busca de membros ativos da sociedade , com visitação para conscientização com informações sobre a importância e o modelo da doação de sangue voluntária, criando uma visualização em forma de parceria com a Titulação de PARCEIROS DA VIDA através da criação de artes divulgadas nas mídias locais pelo Banco de Sangue. Nesta avaliação, usamos o levantamento dos números de doação no ano, número de doadores de primeira vez através do Hemoprod e os números de retornos foram levantados pelo Real Blood( sistema informatizado utilizado no BSST).

Resultados

Observou-se o além do grande entusiasmo e orgulho individual de vários membros que se canditaram e participaram do projeto, a busca voluntária de vários profissionais liberais e empresas. Ocorreu aumento de 12% no número de doação no ano de 2023, com 4703 comparecimentos de primeira vez ( 22% total), com 3764 doações. Este, representam um aumento de 22% em relação a 2022, chegando a 25% de aumento no primeiro semestre de execução do Projeto. Os retornos com um intervalo de um ano ( janeiro a maio de 2023 para 2024), foram de 577 doadores de primeira vez, onde 16,2%( 94) com mais de 3 doações. 51,5% desses são do sexo masculino.

Discussão

O envolvimento da sociedade, com o reconhecimento individual se mostrou como uma estratégia de captação eficaz com perpetuação do ato de doação. A disseminação da importância e a parceria nas midias observamos de forma positiva que leva maior empatia individual que acaba se refletindo no coletivo social.

Conclusão

Entendemos que essa estratégia de captação de doadores foi importante e significativa em números e representatividade dentro da nossa unidade de trabalho.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas