Objetivo: Descrever a experiência dos ligantes na realização de estágio observacional no serviço de transplante de medula óssea (TMO) no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) e como esse colaborou para a formação médica dos participantes. Materiais e métodos: O estágio foi desenvolvido pela diretoria da Liga Acadêmica de Hematologia (LAHem) da Universidade de Brasília (UnB) em conjunto com o docente orientador. O estágio apresentou carga horária de 15 horas em duas semanas durante o período de férias letivas nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2020. Por limitação de espaço do serviço, os alunos circulavam nos cenários dispostos em duplas. Vale destacar, ainda, que oito alunos realizaram o programa, cursando entre o 5° e 7° semestre de Medicina da UnB. Resultados: Ao iniciar as atividades, os participantes conheceram os profissionais do serviço e a dinâmica de realização das atividades. Essas se dividiram em ações na enfermaria e práticas de ambulatório. Na primeira, a dupla de aluno realizou evolução, com anamnese e exame físico direcionados aos enfermos do serviço e participou da atividade de discussão de casos com elaboração de condutas para os pacientes. Já na segunda, a dupla observou numerosas consultas de pacientes já submetidos ao TMO e pacientes em condicionamento. Discussão: Durante o semestre, a LAHem trabalhou o tema de oncohematogia e suas terapêuticas. Esse trouxe bastante dificuldades em sua compreensão, principalmente quando foi abordado as terapêuticas, em especial, o TMO. Assim, a Liga buscou alternativas em facilitar a compreensão deste tema e decidiu, portanto, oferecer a oportunidade aos seus ligantes em participar do estágio em TMO no ICDF. Além de tal experiência ter facilitado a compreensão do tema, ela também fez aumentar o interesse dos participantes na busca ativa de conhecimentos referentes a oncohematologia, uma vez que todos os estagiários ficaram responsáveis por acompanhar os pacientes do serviço em suas evoluções. Outro fator interessante que o estágio trouxe foi a discussão de conduta entre os estagiários e os preceptores do serviço, uma vez que ofereceu oportunidade aos estudantes de discutir os conhecimentos teóricos adquiridos previamente no manejo clínico dos pacientes submetidos a TMO. Cabe ressaltar, ainda, que o estágio teve prática. Tal experiência foi igualmente importante, pois colaborou na compreensão das indicações do TMO, dos medicamentos necessários para induzir o condicionamento e dos efeitos adversos inerentes aos pacientes submetidos a TMO. Conclusão: Como evidenciado, a prática de estágios práticos em uma Liga Acadêmica é uma experiência que agrega muito valor no que diz respeito a formação acadêmica dos seus ligantes, principalmente, quando este tema é visto de maneira complexa pelos estudantes. Além do aumento de interesse dos participantes na busca ativa do conhecimento sobre a vivência obtida durante o estágio, a vivência também facilitou a compreensão de temas muitas vezes confusos nos livros e artigos.
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