Compartilhar
Informação da revista
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S1183-S1184 (outubro 2024)
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S1183-S1184 (outubro 2024)
Acesso de texto completo
RELATO DE EXPERIÊNCIA: ATUAÇÃO DA EDUCAÇÃO CONTINUADA EM ENFERMAGEM HEMATOLÓGICA NA INTERNAÇÃO DE UM HOSPITAL HEMATOLÓGICO - FOLDER E QUIZ SOBRE DOENÇA FALCIFORME
Visitas
271
NA Rabello, R Mhss, A T, S Er
Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (HEMORIO), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 46. Núm S4

HEMO 2024

Mais dados

A Educação Continuada é componente essencial dos programas de formação e desenvolvimento de recursos humanos das instituições. De acordo com a Organização Panamericana de Saúde (OPAS) é um processo dinâmico de ensino-aprendizagem, ativo e permanente, destinado a atualizar e melhorar a capacitação de pessoas, ou grupos, face à evolução científico-tecnológica, às necessidades sociais e aos objetivos e metas institucionais. Para garantir a confiabilidade à assistência de enfermagem a pacientes hematológicos, por meio de procedimentos seguros, é imprescindível a construção de protocolos de assistência e treinamento contínuo. A doença falciforme (DF) é uma das enfermidades genéticas e hereditárias mais comuns no mundo. Decorre de uma mutação no gene que produz a hemoglobina A, originando outra, mutante, denominada hemoglobina S, de herança recessiva. As manifestações clínicas decorrentes da DF são extremamente variáveis entre as pessoas com a doença e na mesma pessoa, ao longo de sua vida. Estima-se que, atualmente, há entre 60 mil e 100 mil pacientes com Doença Falciforme no País. (2022).

Objetivo

Relatar experiência na realizaçãos de visita aos setores de internação junto à equipe de enfermagem da hematologia a sensibilização sobre doença falciforme através da explicação de um Folder e logo em seguida a atividade de um Quiz.

Método

É um relato de experiência de uma intervenção grupal através de roda de conversa, onde foi realizada a sensibilização da equipe de enfermagem dos setores de internação. A atividade ocorreu no mês junho de 2024, com 30 colaboradores do cenário do estudo, através da visita de duas enfermeiras da educação continuada e uma enfermeira que atende diretamente os pacientes no Setor de Ambulatório. Foi realizada uma atividade explicativa através de folder sobre a Doença Falciforme nos setores e logo em seguida realização de um Quiz, a dinâmica acontece com a realização de 05 (cinco) afirmativas sobre a fisiopatologia da Doença Falciforme e os colaboradores participantes utilizando duas placas de identificação (Fake ou Fato) acompanhados de respostas relacionadas as afirmativas da temática. Nesse contexto foi avaliado o conhecimento dos profissionais de enfermagem sobre a Doença Falciforme, e esclarecimento de dúvidas após os resultados pelas enfermeiras que coordenavam a atividade. A partir dessa experiência são desenvolvidas estratégias de abordagem para contribuir na capacitação do profissional através de temas a serem trabalhados pela Educação Continuada da Enfermagem da Hematologia. Os resultados observados mostram que nas atividades grupais, os colaboradores apresentam diferentes experiências e dúvidas sobre a Doença Falciforme, como mitos sobre o uso do Ferro para os tipos de anemias, o uso farmacológico da Hidroxiuréia e os mitos sobre esse fármaco, assim como a importância a necessidade do estímulo do autocuidado ao paciente.

Conclusão

Os encontros possibilitaram consciência dos problemas enfrentados pelos pacientes, clarificação dos temas trabalhados, reflexão sobre possibilidades de resolução de problemas. Nesse contexto, as práticas grupais, possibilitam a construção coletiva de um conhecimento comum, sendo potencializadoras da promoção e prevenção da saúde do paciente com doença falciforme, principalmente se considerarmos a prevalência da doença no Brasil e o grande número de pacientes matriculados na instituição, cerca de cinco mil prontuários ativos. A experiência aponta através da aceitação de todo o grupo envolvido a importância de criação de espaços educativos como esse nas instituições hospitalares que possibilitem prevenção e promoção da saúde.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas