Compartilhar
Informação da revista
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S944-S945 (outubro 2024)
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S944-S945 (outubro 2024)
Acesso de texto completo
RELATO DE CASO - IMPACTO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NO HEMOSC
Visitas
305
GR Oliveira, CP Dias, RCC Otto
Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC), Florianópolis, SC, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 46. Núm S4

HEMO 2024

Mais dados
Introdução

O HEMOSC é uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de SC que está presente em onze cidades catarinenses: Florianópolis, Criciúma, Tubarão, Lages, Joaçaba, Chapecó, Blumenau, Joinville, Jaraguá do Sul, São José e Ibirama. É responsável por 99,8% do sangue coletado e distribuído aos hospitais e clínicas conveniados, administrado pela Organização Social Fundação de Apoio ao Hemosc/Cepon - FAHECE, tinha como desafio o nível de conhecimento entre os seus colaboradores e por consequência o alinhamento de performance. Em resposta a esse desafio, decidiu implementar um programa de Educação Permanente para melhorar as habilidades técnicas dos funcionários.

Descrição do caso

O programa foi estruturado para oferecer treinamentos regulares, rodas de conversas e sessões de aprendizagem para todos os setores. Os temas abordam desde qualidade do atendimento, revisão de processos, bem como, atualização em procedimentos técnicos de cada área. Para controle e avaliação de adesão, foi implementado indicador de acompanhamento “% de cumprimento do Plano Anual de Educação Permanente”para todos os setores do Hemocentro Coordenador (HC), revisado o fluxo e procedimento operacional padrão “Diretrizes de Educação Permanente”, buscando-se obter melhores resultados. Fica sob responsabilidade de cada setor do HC elaborar o cronograma anual de capacitações, englobando os respectivos setores da Hemorrede. Caso haja a necessidade de algum tema específico por Hemocentro, este segue o fluxo de registro estabelecido em procedimento.

Resultados observados

1. Manutenção dos critérios exigidos pelas certificações AABB/ABHH e ONA Nível I. 2. Implementação de Visitas Técnicas em toda Hemorrede para realização de treinamentos práticos. Antes da implantação as visitas eram realizadas sob demanda, a partir da estruturação tornou-se um processo controlado e regular feito por meio de planilhas e relatório de atividades, no ano de 2023 foram realizadas 8, e em 2024 até Julho foram realizadas 22. 3. Maior adesão dos colaboradores em cursos externos oferecidos pelo HEMOSC aos conveniados, profissionais e estudantes da área da saúde. No ano de 2023 foram 232 certificados e até Jul/2024 já temos 57 certificados. 4.Na Educação Permanente, no ano de 2023 tivemos 376 participações e até Jul/2024 temos 75 participações. 5. Por meio das Visitas Técnica obteve-se conhecimento das realidades e dificuldades de cada Hemocentro relacionado ao processo de trabalho, bem como, a efetivação do registro dos desvios e o tratamento. 6. A oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional através da EP aumentou o engajamento dos funcionários. Eles se sentem mais confiantes para realizar as rotinas e processos sob sua responsabilidade.

Conclusão

A implementação da Educação Permanente no HEMOSC não apenas melhorou a competência técnica dos funcionários, mas também teve um impacto positivo direto nos resultados dos produtos e serviços oferecidos. Investir no desenvolvimento contínuo dos colaboradores provou ser uma estratégia eficaz para alcançar e manter a qualidade do serviço e alcance de metas pré estabelecidas.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas