
Descrever um caso de Linfoma de células B de alto grau “double hit”com CD45 negativo.
Materiais e métodosHomem, 78 anos, apresentando queixa de lombalgia, há pelo menos 3 meses e sudorese noturna, apresentava linfonodomegalia axilar esquerda e edema do membro superior ipsilateral. O PET-CT revelou massa cavo axilar esquerda, focos ósseos, linfonodo mesentérico e formação expansiva intramedular causando estenose do canal vertebral. Hemograma: Hb 14,3 g/dL; Ht 39,7%; Leucócitos 7.500/mm3 (linfócitos = 24,1% - 1808/mm3); Plaquetas 238.000/mm3. O linfonodo axilar foi encaminhado para estudo anatomopatológico (AP), imunohistoquímico (IHQ), imunofenotipagem e FISH.
ResultadosO estudo imunofenotípico por citometria de fluxo do linfonodo, revelou expressão dos seguintes marcadores: CD5, CD10, CD20, CD22, CD38, CD79a, CD103, CD200, FMC-7, ROR-1, IgG e Kappa. O marcador CD45 foi negativo nesta análise. Os resultados do AP: proliferação de células de núcleos de médio a grande tamanho, com aumento da relação núcleo/citoplasma, cromatina aberta, por vezes com núcleos convolutos e alguns nucléolos evidentes e crescimento expansivo de padrão difuso. A IHQ foi positiva para CD20, CD5, CD10, BCL-2, BCL-6, c-MYC e para a proteína Ki-67 (> 90%), um marcador biológico que indica proliferação tumoral. Nesta técnica, o marcador CD45 também foi negativo para a células linfóides neoplásicas. A pesquisa de rearranjo dos genes c-MYC e BCL-2 por FISH foi positiva nesta amostra. O estudo medular foi negativo para infiltração neoplásica.
DiscussãoOs linfomas não Hodgkin B (LNH-B) são um grupo complexo e heterogêneo de neoplasia, composto por mais de 80 tipos distintos. Entre esses grupos, podemos destacar o LNH-B de alto grau, um subgrupo agressivo e raro do Linfoma Difuso de Grandes Células B (LDGCB), que compartilha características moleculares intermediárias entre o LDGCB e Linfoma de Burkitt (LB). Normalmente, na morfologia estes tumores apresentam grau intermediário ou alto. A expressão c MYC pode ocorrer em 30 a 60% dos casos, quando apresentam expressão de c-MYC e BCL2 ou BCL6 são classificados como “double hit”ou “triple hit”quando apresentam expressão de c-MYC, BCL2 e BCL6. O CD45 é universalmente expresso (variável intensidade) nas células nucleadas hematopoiéticas normais. Os LNH-B expressam tipicamente o marcador pan-leucocitário CD45 e a perda da expressão deste marcador é rara. Não foi evidenciada expressão positiva para o marcador CD45 (clone J33) através da análise imunofenotípica. Além disso, a expressão de CD45 foi normal nas demais populações leucocitárias evidenciando a boa performance do anticorpo utilizado. Este achado foi confirmado pelos resultados imunohistoquímicos, que mostrou CD45 (LCA) (clone 2B11+PD7/26) negativo na população de células linfóides neoplásicas. O que também torna esse resultado mais robusto é que a avaliação do CD45 foi testada com diferentes clones de anticorpos monoclonais.
ConclusãoO presente relato ressalta a raridade de um caso de Linfoma não Hodgkin B de alto grau “double hit”com ausência da expressão de CD45. Na literatura há raros casos desta ocorrência em Linfoma Folicular e Linfoma extra nodal, mas não encontramos nenhum relato de LNH de alto grau “double hit”na literatura.