Compartilhar
Informação da revista
Vol. 43. Núm. S1.
Páginas S410-S411 (Outubro 2021)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 43. Núm. S1.
Páginas S410-S411 (Outubro 2021)
Open Access
REDUÇÃO SIGNIFICATIVA NAS TAXAS DE DESCARTE POR VENCIMENTO DAS PLAQUETAS TRATADAS PARA REDUÇÃO DE PATÓGENOS (INTERCEPT) DEVIDO À EXTENSÃO DO PERÍODO DE ARMAZENAGEM ATÉ 7 DIAS
Visitas
1382
RM Fachini, R Fontão-Wendel, P Scuracchio, R Achkar, S Miyaji, M Erdens, M Brito, M Amaral, S Wendel
Instituto de Hemoterapia Sírio Libanês (IHSL), São Paulo, SP, Brasil
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 43. Núm S1
Mais dados
Objetivos

A rotina de redução de patógenos (RP) para todos os concentrados de plaquetas (CP) a serem transfundidos, utilizando amotosaleno/irradiação ultravioleta A (Intercept®), tornou-se obrigatória em nosso serviço desde março de 2017. Apenas em junho de 2020, obtivemos aprovação da ANVISA para extensão da validade das plaquetas tratadas pelo Intercept® para até 7 dias. Com o objetivo de demonstrar a redução nos índices de descarte por vencimento de todos os CP tratados para RP, analisamos os dados de utilização e descarte neste período.

Métodos

Os índices de produção, utilização e descarte foram analisados, comparativamente, em dois períodos consecutivos de 12 meses cada: CP tratadas para RP e estocadas até 5 dias (Junho 2019 – Maio 2020) vs. estocadas até 7 dias (Junho 2020 – Maio 2021). Nos dois períodos, importantes estratégias relacionadas ao gerenciamento das coletas e do estoque foram respeitadas: a) controle rigoroso e diário da agenda de plaquetas a serem coletadas, baseado em avaliação cuidadosa e permanente de todos os pacientes transfundidos com CP nos últimos três dias, com projeção de uma expectativa de demanda transfusional para o mesmo período subsequente de dias; b) CP sempre liberados para transfusão respeitando-se a ordenação do “menor período para o seu vencimento”.

Resultados

No período em que a validade das plaquetas era de até 5 dias, foram coletadas e tratadas 1.440 doses de plaquetas por aférese (AF) e 889 unidades de plaquetas randômicas (PT), com índices de descarte de 5,83% e 2,47%, respectivamente. No período em que a validade das plaquetas foi estendida para até 7 dias, 1.948 doses de AF e 1.700 unidades de PT foram coletadas e tratadas, com uma redução considerável das taxas de descarte: 0,92% para AF e 0,35% para plaquetas randômicas (p < 0,001). Como esperado, o tempo médio de estocagem das plaquetas transfundidas foi maior no período em que a validade permitida era de 7 dias (3,24 dias ± 1,13 vs. 3,74 dias ± 1,74; p < 0,001), sendo que 16,1% de todos os concentrados de plaquetas tratados para RP no segundo período foram transfundidos com mais de 5 dias da sua coleta. A demanda transfusional por paciente (número de doses transfundidas por paciente) foi similar em ambos os períodos (5,56 vs. 5,86; p = 0,5787).

Conclusão

A validade estendida para até 7 dias de estocagem para plaquetas tratadas pelo Intercept® possibilitou uma gestão ainda mais eficiente dos nossos estoques, com uma redução significativa nos índices de descarte por vencimento.

O texto completo está disponível em PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas