
A fidelização dos doadores de sangue segue sendo fundamental para o processo de obtenção e produção do sangue seguro. A experiência do doador ao longo da sua trajetória na doação pode ser o fator mais determinante para sua fidelização. Neste valor, foi elaborado o projeto com intuito de não apenas satisfazer o doador de sangue, mas o encantar com seu ato de amor ao próximo. Nossa intenção foi tornar a doação de sangue não apenas um hábito e sim uma realização pessoal fundamentada em valores humanistas e de consciência social.
ObjetivoCriar estratégias através da visão dos colaboradores do Banco de sangue para encantar o doador na sua doação, valorizando a equipe na sua potencialidade de se tornar um time capaz de trabalhar em formato de uma orquestra uníssona. Utilizar a capacidade individual de demonstrar valores através do desenvolvimento de estratégias factíveis que, de forma simplista e humana, pudessem ser sentidas pelos doadores em detalhes no seu percurso dentro do Banco de Sangue.
MetodologiaO projeto ocorreu em 4 fases. 1ª- Construção do conceito de Encantamento pelo grupo: foi entregue a cada colaborador um questionário com o objetivo de identificar o entendimento individual do conceito encantamento e assim construir o conceito do grupo; 2ª - Coleta de ideias individuais para Encantar: instituído no vestiário, uma ficha na qual por 7 dias, os colaboradores expressaram suas sugestões em forma de ideias de ações que poderiam gerar as sensações desejadas nos doadores; 3ª- Análise das ideias e construção da proposta : realizada a compilação, análise e seleção das ideias que seriam realizadas na unidade. 4 fase - Execução das propostas e definição da forma de análise da efetividade das mesmas:
participação nas pesquisas de satisfação, com
análise da parte aberta a comentários e o retorno de doadores esporádicos e de primeira vez por 6 e 12 meses após o início. A execução das ações ocorreram de março de 2019 a março de 2020.
ResultadosObservou-se aumento da dedicação, com entusiasmo e orgulho individual da equipe na participação da experiência do doador com a aplicação das suas ideias. Houve grande melhora da participação dos doadores nas pesquisas de satisfação e em seus comentários, com inclusão de elogios entusiastas. Identificado aumento de 8% nos doadores de repetição em 6 meses do projeto e de 14% nos 12 meses. E de 9% nos doadores de primeira vez em 6 meses do projeto e de 16% após 12 meses.
DiscussãoO envolvimento dos colaboradores os tornaram em um time com ações diferenciadas em grupo e individuais de empatia pelo processo de doação e com pequenos atos mudaram o comportamento dos doadores durante a sua doação. A percepção pelos doadores do acolhimento foi bem percebido através de suas posturas e comentários.
ConclusãoEntendemos que o encantamento dos doadores é possível e traz impacto em aumento de números de doações e retorno do mesmo. O envolvimento da equipe na construção da ação é peça chave nesse processo.