Compartilhar
Informação da revista
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S702-S703 (Outubro 2023)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S702-S703 (Outubro 2023)
Acesso de texto completo
PROGRAMA UM SÓ SANGUE E A DISSEMINAÇÃO DA DOAÇÃO DE SANGUE COMO FORMA DE ESTABELECER PARCERIAS
Visitas
229
APP Ache, SRP Rizzo, A Alves, LC Santos, RM Fava, JFCM Junior
Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), São Paulo, SP, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 45. Núm S4

HEMO 2023

Mais dados
Objetivo

O principal objetivo do programa Um Só Sangue é disseminar a doação como um ato voluntário e altruísta, atraindo novos doadores de sangue por meio de parcerias estratégicas.  Unindo assim, os serviços de hemoterapia e as instituições que buscam através de um trabalho social, executar um evento de coleta externa.

Materiais e métodos

Para disseminar a coleta externa de doadores de sangue de forma eficiente e eficaz, é importante adotar uma abordagem estruturada e abrangente.  A busca por novas parcerias, como empresas de caráter esportivo, empresas de transporte público, cosméticos, universidades entre outras categorias juntamente com serviços de hemoterapia que executam coleta externa, fazem com que esse propósito seja alcançado e que tenha bons resultados.  Este processo necessita de utilização de ferramentas de marketing digital para auxiliar na divulgação da doação de sangue. Foi criado um aplicativo de agendamento de doações, painéis digitais em transporte público, engajamento através de redes sociais e assessoria de imprensa como apoio. Como parte do processo, são realizadas visitas técnicas ao local da coleta externa de maneira contínua e obrigatória, no intuito de que a coleta seja executada de forma segura e de acordo com a portaria da vigilância sanitária vigente.

Resultados

O programa Um Só Sangue identificou através do contato com serviços de hemoterapia que promovem a causa, que mesmo durante a pandemia, o processo de doação foi bem-sucedido graças a ações de conscientização e coletas externas fora do ambiente hospitalar. No período de janeiro de 2020 a junho de 2023 foram executadas 38 (trinta e oito) coletas externas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus, em parceria com 14 (quatorze) serviços de hemoterapia públicos e privados, totalizando 10.768 (dez mil setecentos e sessenta e oito) bolsas de sangue coletadas. Este resultado representa a importância do trabalho do Programa Um Só Sangue na divulgação da causa, contribuindo para a fidelização de instituições e doadores de sangue na promoção da causa.

Discussão

O Programa Um Só Sangue nasceu da visão da ABHH para a importância de enfatizar sua expertise a todos os atores envolvidos no processo de doação de sangue no Brasil. Através de informações, conteúdos, parcerias com representantes da sociedade civil organizada, parlamentares, influenciadores e associados, a ABHH conseguiu estabelecer um calendário permanente de doações que corroborou com os objetivos do Programa. Um Só Sangue remete à ideia de que uma única doação pode representar uma mudança significativa na vida de muitas pessoas e famílias.

Conclusão

O Programa Um Só Sangue, juntamente com os serviços de hemoterapia e as parcerias firmadas, colaborou para a manutenção do estoque de sangue nos hospitais com o intuito de que os pacientes que sofrem com as doenças do sangue possam ser atendidos.

O texto completo está disponível em PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas