HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
Mais dadosOs distúrbios hematológicos são um dos temas mais abrangentes e complexos durante a graduação médica, englobando doenças e condições patológicas que frequentemente tangenciam outras especialidades. No entanto, o ensino da hematologia e da hemoterapia pode ser desafiador, especialmente durante a graduação, em decorrência da densidade do conteúdo apesar de estarem presentes na experiência clínica do médico generalista.
ObjetivosRelatar a experiência de implementação de um programa de monitoria acadêmica no modelo near-peer teaching na disciplina de Hematologia e Hemoterapia em uma universidade pública do Rio de Janeiro.
Material e métodosTrata-se de um relato de experiência desenvolvido no curso de Medicina de uma universidade pública do Rio de Janeiro, voltado para alunos do sétimo período da disciplina de Hematologia e Hemoterapia. A turma, composta por 70 estudantes, foi dividida em quatro grupos. Cada grupo participou de todas as atividades em momentos distintos. As sessões foram conduzidas por dois monitores, estudantes previamente aprovados na disciplina, sempre acompanhados por pelo menos um professor responsável. Os monitores receberam treinamento específico para cada tema, ministrado pelos professores da disciplina, e todo o material utilizado foi previamente validado. As atividades práticas seguiram um modelo padronizado, com abordagem lúdica e uso de materiais específicos, assegurando a reprodutibilidade e uniformidade do programa. As sessões tiveram duração média de 120 minutos e ocorreram no horário reservado às práticas da disciplina, contemplando quatro temas essenciais para a prática médica: interpretação de hemograma, análise de esfregaço de sangue periférico, leitura de coagulograma e discussão de casos clínicos. O impacto da iniciativa foi avaliado qualitativamente, por meio de observação direta e relatos espontâneos dos participantes.
ResultadosOs alunos demonstraram alto engajamento nas atividades, relatando maior clareza na compreensão dos conteúdos e maior segurança na interpretação de exames laboratoriais. A participação ativa durante os encontros favoreceu a troca de conhecimentos e o raciocínio clínico. Os monitores relataram benefícios como aprimoramento das habilidades pedagógicas, consolidação de conhecimentos teóricos e maior desenvoltura na condução de discussões clínicas. A aplicação prática dos conteúdos contribuiu para reduzir a distância entre teoria e prática na formação médica.
Discussão e conclusãoA experiência evidencia que metodologias ativas, como o near-peer teaching, podem otimizar o aprendizado em disciplinas com alta complexidade teórica, como a Hematologia e Hemoterapia. A proximidade acadêmica entre monitores e alunos favorece a comunicação, estimula a participação e facilita a compreensão de conceitos complexos. Além disso, a monitoria proporcionou aos monitores oportunidades valiosas de desenvolvimento profissional e acadêmico. O modelo é de baixo custo, fácil implementação e potencial de replicação em outras disciplinas médicas.




