Objetivos: descrever as internações hospitalares por Flebite, tromboflebite, embolia e trombose venosa no Estado da Bahia através da lista de morbidade do CID-10 180.9, no período de julho de 2017 a julho de 2020, quanto aos custos de hospitalização, características sociodemográficas e mortalidade. Metodologia: Trata-se de um estudo epidemiológico, descritivo e retrospectivo, de análise quantitativa, cuja fonte de dados foi o Sistema de Morbidade Hospitalar (SIH-SUS) do Ministério da Saúde, tabulados em gráficos e tabelas no programa Microsoft Excel 2010. Resultados: Entre o período de julho de 2017 a julho de 2020 o custo total com internação em pacientes com flebite, tromboflebite, trombose venosa e embolia foi de mais de 5,6 milhões de reais. As internações contabilizadas no Estado da Bahia nesse mesmo período chegaram à marca de 6.755 sendo que os grandes centros como Salvador e Feira de Santana correspondem a 39.4% desse total. No que tange a taxa de mortalidade, o Estado apresenta um coeficiente de 3.66. Feira de Santana destaca-se por apresentar uma taxa de 9.28 enquanto a capital Salvador possui uma taxa de 2.1. Em relação ao número de óbitos os dois centros somam 22% de um total de 247 para todo Estado. Discussão: As doenças vasculares como flebite, tromboflebites, embolias e trombose venosa, acometem milhares de pessoas no Brasil e no mundo. Essas condições se caracterizam pela oclusão total ou parcial da luz de vasos com a presença concomitante de processo inflamatório associado. Essas patologias podem surgir como desdobramento de traumas, doenças imunológicas e até mesmo pela infusão de substâncias irritantes e se apresentarem com hiperemia, rubor, dor a palpação, claudicação e até mesmo dispneia nos casos embólicos. Na situação analisada observa-se uma concentração dos casos nos dois grandes centros do Estado, isso pode ser devido a maior aglomeração populacional e presença de hospitais direcionados para o atendimento nesses dois centros. Embora a taxa de mortalidade não seja tão expressiva o número de internações ganha destaque, bem como o custo dessas internações. Conclusão: Portanto, torna-se necessária a implantação de programas de prevenção para as doenças vasculares com a finalidade de diminuir o numero de internações. Além disso, é importante que haja qualificação profissional para evitar essas condições evoluam para óbito.
O fator de impacto mede o número médio de citações recebidas em um ano por trabalhos publicados na revista durante os dois anos anteriores.
© Clarivate Analytics, Journal Citation Reports 2022
O CiteScore mede as citações médias recebidas por documento publicado. Mais informação
Ver maisCiteScore Percentile indica a posição relativa de um título de série em seu campo de assunto.
Ver maisSJR é uma métrica de prestígio baseada na idéia de que todas as citações não são iguais. SJR utiliza um algoritmo similar ao page rank do Google; é uma medida quantitativa e qualitativa ao impacto de uma publicação.
Ver mais