Objetivo: Descrever a prevalência da Embolia e Trombose Arteriais no estado da Bahia no período de 2008 a maio de 2020. Metodologia: Trata-se de um estudo epidemiológico, descritivo e retrospectivo, de abordagem quantitativa, cuja fonte de dados foi o Sistema de Morbidade Hospitalar (SIH-SUS), do Ministério da Saúde. Os dados foram tabulados em gráficos e tabelas do Microsoft Excel 2010. Resultados: Foram registrados 9.164 internações por embolia e trombose arterial no estado da Bahia no período analisado; 86,45% destas em caráter de urgência, com uma média de permanência hospitalar de 9,4 dias e taxa de mortalidade de 10,64. Salvador desponta como o município detentor do maior número de internações por local de residência (27,21%) e o sistema público de saúde abarcou 50,97% dos cuidados. Quanto ao perfil dos casos, há discreta prevalência no sexo masculino (54,13%), no que se refere à raça/cor 75,56% dos registros foram ignorados e a faixa etária predominante é a dos 70-79 anos (24,12%). Discussão: A embolia corresponde ao deslocamento de fragmentos de trombos, placas de ateroma, estruturas anômalas (cateteres, projéteis..) pelo leito vascular, alojando-se em vasos mais distais e a trombose é definida como a formação de um coágulo na circulação, que resulta na obstrução do fluxo de sangue para alguma parte do corpo. De acordo com a literatura, artérias coronárias e periféricas demonstram um comprometimento gradual da função vascular relacionado à idade, havendo concordância dos dados em relação à predominância das manifestações da embolia e trombose arteriais em indivíduos com mais de 60 anos de idade com os estudos já desenvolvidos. Conclusão: Portanto, a efetividade no gerenciamento dos fatores de risco faz-se necessário na redução da incidência das doenças arteriais e prevalência suas complicações e possíveis sequelas. Medidas preventivas devem discutidas e reforçadas em cada paciente.
O fator de impacto mede o número médio de citações recebidas em um ano por trabalhos publicados na revista durante os dois anos anteriores.
© Clarivate Analytics, Journal Citation Reports 2022
O CiteScore mede as citações médias recebidas por documento publicado. Mais informação
Ver maisCiteScore Percentile indica a posição relativa de um título de série em seu campo de assunto.
Ver maisSJR é uma métrica de prestígio baseada na idéia de que todas as citações não são iguais. SJR utiliza um algoritmo similar ao page rank do Google; é uma medida quantitativa e qualitativa ao impacto de uma publicação.
Ver mais