
As infecções são a principal causa de morbimortalidade após transplante de células progenitoras hematopoiéticas de sangue periférico (CPHSP), coletadas por aférese. Apesar da utilização de técnicas estéreis durante a coleta e o processamento desses produtos, a contaminação bacteriana pode ocorrer. Segundo a Food and Drug Administration, eliminar a contaminação bacteriana de CPHSP, evitaria 7 mortes anuais devido a infecção.
ObjetivoNesse trabalho iremos demonstrar a prevalência de hemoculturas positivas dos concentrados de CPHSP coletados em nosso serviço, o perfil microbiológico encontrado, as condutas adotadas e impacto para os pacientes.
Materiais e métodosRealizado estudo retrospectivo a partir de dados de prontuário, das coletas de CPHSP realizadas de janeiro de 2015 até junho de 2021. As coletas foram realizadas por médicos e enfermeiros treinados, em equipamento próprio para coleta e seguindo as orientações do fabricante. Foram realizadas as análises microbiológicas dos produtos para fungos, bactérias aeróbicas e anaeróbicas: pré e pós processamento, da solução crioprotetora e pós descongelamento. Os resultados alterados foram informados a equipe do transplante de medula óssea (TMO) do Hospital para definição conjunta da conduta. Para análise comparativa foram utilizados os dados da literatura.
ResultadosNo total 104 pacientes participaram do estudo, somando 162 procedimentos. Desses 5 apresentaram resultados de hemoculturas positivos, com uma prevalência de 3,1% de contaminação. As amostras positivas foram pré manipulação em 3 casos, pós manipulação em 1 e pré e pós manipulação em 1. A análise microbiológica identificou Cutibacterium acnes em 4 amostras e Staphylococcus warneri em 1. Dentre os pacientes 3 receberam infusão no mesmo hospital, 1 em outro hospital e 1 não recebeu a bolsa positiva. Todos os 4 pacientes receberam antibiótico profilático pós infusão, conforme o teste de sensibilidade aos antimicrobianos e não apresentaram intercorrências infecciosas associadas aos microrganismos presentes nas bolsas, durante ou após os procedimentos.
DiscussãoA prevalência de contaminação bacteriana em nosso serviço foi baixa, de 3,1% e está dentro dos valores descritos na literatura, entre 0,23% e 5,7%. Os microorganismos identificados foram as bactérias gram positivas anaeróbicas Cutibacterium acnes e aeróbica Staphylococcus warneri, ambas largamente encontradas na microbiota normal da pele, indo novamente de acordo com o que está descrito na literatura. A decisão de administrar profilaticamente os antimicrobianos difere dentre os serviços, sendo inclusive considerada desnecessária por alguns autores, baseados em estudos que demonstram a baixa incidência de bacteremia ou septicemia pós infusão de produtos contaminados.
ConclusãoOs achados desse trabalho confirmam o descrito na literatura, que a contaminação microbiana dos produtos de CPHSP é baixa, causada principalmente por microbiota normal da pele e, na maioria dos casos, não compromete o sucesso do transplante.