Compartilhar
Informação da revista
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S1064-S1065 (outubro 2024)
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S1064-S1065 (outubro 2024)
Acesso de texto completo
PORTAS ABERTAS PARA A HEMATOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM SIMPÓSIO TEÓRICO DE EXAMES LABORATORIAIS
Visitas
300
MLB Netoa, RS Giulianoa, JVS Valadaresa, CDC Limaa, HCL Filhoa, VLF Santosa, SC Oliveiraa, ACJ Costaa, BJP Rabelloa, NBA Mirandab
a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, BA, Brasil
b Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), Feira de Santana, BA, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 46. Núm S4

HEMO 2024

Mais dados
Objetivos

O III Simpósio Teórico de Exames Laboratoriais foi criado para suprir a falta de estudos aprofundados em Hematologia durante a formação acadêmica de profissionais da saúde. O evento visou disseminar conhecimento sobre a hematologia a partir dos exames laboratoriais, contribuindo para a formação acadêmica e prática dos estudantes de medicina. Dessa forma, o presente resumo objetiva relatar o processo de criação de um simpósio online sobre exames laboratoriais, bem como apresentar reflexões acerca disso.

Materiais e métodos

Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência. O simpósio foi realizado remotamente em dois dias, organizado por estudantes de medicina da Liga Acadêmica de Hematologia e Hemoterapia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). As palestras foram ministradas por especialistas (hematologistas, nefrologista e hepatologista) e transmitidas por plataformas digitais, como Youtube.

Resultados

O evento contou com 673 visualizações no primeiro dia e 390 no segundo, com total de 366 inscritos. Os temas abordados incluíram alterações eritrocitárias e leucocitárias do hemograma, gamopatias monoclonais, interpretação de eletroforese de proteínas, função renal e hepática, e análise laboratorial do perfil de ferro. O material teórico produzido pelos ligantes sobre os temas foi disponibilizado para todos os participantes. A transmissão online permitiu um alcance significativo de estudantes de diversas regiões do Brasil.

Discussão

A realização de eventos científicos online ganhou destaque durante a pandemia, evidenciando vantagens como maior alcance e baixo custo. A experiência prévia dos organizadores em edições anteriores facilitou o planejamento e execução do simpósio. A escolha dos temas foi baseada em sua relevância clínica, com destaque para o hemograma, devido à sua importância no diagnóstico e prognóstico de diversas patologias. A função hepática e a análise do perfil de ferro também foram discutidos, ressaltando a importância de entender esses exames para a prática médica. A utilização de plataformas digitais, como Instagram e Telegram, foi essencial para a divulgação e comunicação com o público. A realização de um evento como este é de extrema necessidade, uma vez que contribui para a disseminação do assunto e para a formação acadêmica de estudantes da área da saúde, sobretudo, os de medicina. Assim, o simpósio agiu como facilitador para os estudantes entenderem as bases da hematologia por meio dos exames laboratoriais, funcionando como uma porta de entrada para despertar o interesse dos estudantes sobre essa área.

Conclusão

O III Simpósio Teórico de Exames Laboratoriais destacou a importância da disseminação de conhecimento em Hematologia para estudantes de saúde, contribuindo para a formação acadêmica e prática. A modalidade online permitiu um alcance democrático e significativo de ouvintes, e a experiência de organizar o evento foi enriquecedora para os estudantes envolvidos. O sucesso do simpósio reforça a necessidade de promover mais eventos semelhantes, visando a educação continuada e a qualificação dos futuros profissionais de saúde.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas