Compartilhar
Informação da revista
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S1246-S1247 (outubro 2024)
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S1246-S1247 (outubro 2024)
Acesso de texto completo
PLATAFORMA DE ENSINO À DISTÂNCIA PERSONALIZADA PARA HEMOTERAPIA: UM CASO DE SUCESSO NA CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE
Visitas
238
PS Trasmontano, KTH Engelhard, LFGO Leitao, IB Pinto, TG Siqueira
Ensinum, Niterói, RJ, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 46. Núm S4

HEMO 2024

Mais dados
Objetivo

Desenvolver e implementar uma plataforma de ensino a distância (EAD) personalizada para promover a educação continuada de profissionais de saúde, que atuam diretamente e indiretamente em hemoterapia, visando melhorar a qualidade da assistência e a segurança transfusional.

Material e métodos

Relato de Caso, sobre o desenvolvimento de uma plataforma EAD customizada sobre a base do Moodle, um LMS de código aberto. Esta que possui foco em uma interface intuitiva, conteúdo personalizado e ferramentas de interação, foi adaptada para atender às necessidades específicas de um hemocentro e seus hospitais parceiros, situados no Estado do Rio de Janeiro.

Resultados

A plataforma alcançou cerca de 200 colaboradores, oferecendo: 1. Interface intuitiva, com facilidade de uso, mesmo para usuários com baixa experiência tecnológica; 2. Conteúdo personalizado em temas relevantes para a hemoterapia, alinhados às necessidades dos profissionais envolvidos; 3. Interação através de ferramentas de comunicação que promoveram um ambiente de aprendizado dinâmico e engajador; 4. Acessibilidade, com a oferta de recursos de libras para usuários com deficiência auditiva; 5. Suporte técnico, com rápida resolução de problemas e dúvidas.

Discussão

A plataforma demonstrou ser uma ferramenta eficaz para a capacitação em hemoterapia, especialmente no contexto pós-pandemia, onde a demanda por soluções educacionais online aumentou. A personalização da plataforma permitiu atender às necessidades específicas dos profissionais, o que contribuiu para a melhoria da qualidade da assistência e da segurança transfusional.

Conclusão

A implementação da plataforma EAD representou um sucesso na capacitação de profissionais de saúde que atuam em hemoterapia e saúde. A experiência adquirida neste projeto pode servir como modelo para outras instituições de saúde, que buscam soluções inovadoras para a educação continuada de seus colaboradores e clientes.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas